No âmbito do projeto MIRA-TB, coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Alexandre Arcêncio, atual Presidente da REDE-TB e Professor Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), foram realizadas ações significativas na cidade de Foz do Iguaçu/PR, uma região estratégica devido à presença de diversas comunidades de migrantes. Entre os dias 17 e 19 de fevereiro de 2025, ocorreram atividades voltadas para a testagem de Migrantes Internacionais, Refugiados e Apátridas (MIRA), com o objetivo de identificar casos de Tuberculose Ativa (TB) e Infecção Latente da Tuberculose (ILTB).
A primeira etapa consistiu na capacitação dos enfermeiros locais para a aplicação dos testes da Prova Tuberculínica, ou PPD (Purified Protein Derivative), com o intuito de preparar a equipe para a realização das testagens em campo.
As ações de campo foram realizadas em dois dias distintos. A primeira ocorreu no dia 18 de fevereiro, no campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Na ocasião, a equipe realizou ações informativas nas salas de aula, convidando os estudantes MIRA a participarem da testagem. No entanto, devido às condições climáticas adversas, a adesão à ação realizada foi reduzida, com a participação de apenas 8 migrantes.
No dia seguinte, 19 de fevereiro, a testagem foi realizada no alojamento da UNILA, com uma nova abordagem direta nas salas de aula, resultando na testagem de 22 migrantes.
Ao todo, 30 migrantes foram testados, sendo que 3 apresentaram resultados positivos para ILTB. Esses casos foram encaminhados para a realização de exames de raio-X e acompanhamento médico.
Abaixo estão disponíveis algumas fotos das atividades de testagem realizadas.