Fale conoscoInstagramYoutube
\ Universidade de São Paulo - Sites > MIRA TB == > Semana de Ação em Foz do Iguaçu/PR – Projeto MIRA-TB Avança com Rastreio de Tuberculose Ativa e Latente em Migrantes

Semana de Ação em Foz do Iguaçu/PR – Projeto MIRA-TB Avança com Rastreio de Tuberculose Ativa e Latente em Migrantes

O projeto MIRA-TB, coordenado pelo Prof. Dr Ricardo Alexandre Arcêncio, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP), realizou, entre os dias 10 e 14 de março de 2025, uma visita técnica ao município de Foz do Iguaçu/PR. A equipe que realizou as atividades desta visita foi composta pelo Prof. Dr. Marcos Arcoverde (Enfermeiro), Caroline Rippel Ribeiro (Enfermeira), Beatriz Fornaziero Vigato (Enfermeira), e por Marcelo Rafael Nitsche (Fisioterapeuta). 

O principal objetivo desta visita foi desenvolver e fortalecer ações voltadas para o rastreamento da Tuberculose em migrantes. A iniciativa promoveu uma série de atividades estratégicas, incluindo a realização de teste Tuberculínico em uma comunidade terapêutica.

Além disso, a equipe técnica visitou unidades de saúde e o Ambulatório de Tuberculose, com o intuito de conhecer e aperfeiçoar os fluxos de atendimento a migrantes, garantindo maior eficácia na identificação e acompanhamento dos casos. Paralelamente, foram promovidas reuniões com representantes do Centro POP e de uma Casa de Passagem, espaços que acolhem migrantes em situação de vulnerabilidade. Nessas reuniões, foi realizada a apresentação do projeto, destacando sua importância na vigilância epidemiológica da tuberculose, além do planejamento de novas ações, incluindo o agendamento de triagens para os migrantes atendidos nessas mesmas unidades.

 

Dia I – 10/03/2025

Foi realizada uma visita ao campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) no município de Foz do Iguaçu pelo período da manhã. 
Também ocorreu, neste mesmo dia, uma palestra ministrada pelo Prof. Dr. Marcos Arcoverde sobra a Tuberculose Ativa e a Infeçcão Latente da Tuberculose (ILTB)  para pacientes de uma comunidade terapêutica local. Ao final da palestra, foi aberto aos pacientes a possibilidade de realizar perguntas com dúvidas ou questionamentos que foram prontamente respondidas. Também foi realizada a apresentação do projeto MIRA-TB e oferecido aos migrantes a realização do teste tuberculínico. Como resultado desta ação, 12 teste tuberculínicos foram aplicados em migrantes.

Dia II – 11/03/2025

No segundo dia de ações, foi realizada uma visita ao Ambulatório de Tuberculose  do município para , onde houve a apresentação aos profissionais da unidade sobre o projeto e como será a sua implementação na unidade.
Realizou-se também visitas em outra unidade, a Unidade Básica de Saúde Jardim América, onde também foi conversado com a equipe sobre o projeto e a utilização do sistema VDOT.
No período da tarde, houve o retorno à comunidade terapêutica para realizar aplicações de PPD nos migrantes que não tinham sido testados no primeiro dia, sendo realizadas 4 aplicações de PPD.

Dia III e IV – 12 e 13/03/2025

Nestes dois dias foi realizada a visita de retorno à comunidade terapêutica para realização de leitura do teste tuberculínico aplicado dia I e II da ação. Nesses dias foram identificados dois pacientes com leitura de PPD > 5 mm, que foram orientados e receberam encaminhamento para realização de Raio-X e para consulta no Ambulatório de Tuberculose.

Dia V – 14/03/2025

No último dia da ação, foi realizada uma visita ao Centro POP e a uma casa de passagem, ambas próximas entre si. Durante as visitas foi apresentado o projeto MIRA-TB e a discussão sobre possíveis ações para a realização da prova tuberculínica com os Migrantes atendidos por estas instituições. Foi proposta a realização de uma ação nos dois locais na mesma data, com data ainda a ser definida.

 A ampliação das estratégias de combate à Tuberculose entre os Migrantes contribui para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde e para a implementação de medidas eficazes de rastreio e tratamento da Tuberculose. Assim, o projeto MIRA-TB segue, com apoio da equipe em Foz do Iguaçu/PR, articulando e realizando novas ações de rastreio da população de Migrantes no município.