Visita Técnica município Boa Vista – RR – Outubro 2024
1 de novembro de 2024 André Luiz Teixeira Vinci Destaques, Divulgação, Eventos, Notícias, Reportagens 0
O Projeto MIRA-TB, coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Alexandre Arcêncio, atual Presidente da REDE-TB e Professor Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), teve parte da sua equipe em uma visita técnica realizada em um dos cenários de desenvolvido da pesquisa, o município de Boa Vista-RR, em meados de outubro de 2024.
Boa Vista é a Capital do estado de Roraima e abriga cerca de 60.000 imigrantes venezuelanos cadastrados no cadúnico, sendo considerada a terceira cidade com maior número de imigrantes no Brasil (Migramundo, 2019; ACNUR, 2024 – https://www.acnur.org/br/sobre-o-acnur/dados-refugiados-no-brasil-e-no-mundo).
O município foi selecionado para o estudo devido a sua característica de ser um dos locais estratégicos de imigração no Brasil de pessoas vindas da Venezuela devido a crise humanitária vivida pela população venezuelana.
A presença da equipe no município contou com a visita no abrigo Tuaranoko Waraotuma, local que abriga cerca de 1500 pessoas, as quais são majoritariamente indígenas venezuelana de 5 etnias diferentes. Esse abrigo é uma das diversas instalações montadas pela Operação Acolhida, Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e outras organizações sociais para o acolhimento e atendimento aos imigrantes e refugiados em Boa Vista e Roraima.

Legenda: Equipe de pesquisa, da saúde pública, das ONGs e do exército na visita aos abrigos em Boa Vista-Roraima.
Esse abrigo é uma das diversas instalações montadas pela Operação Acolhida, Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e outras organizações sociais para o acolhimento e atendimento aos imigrantes e refugiados em Boa Vista e Roraima.

Legenda: Instalações internas do abrigo de imigrantes em Boa Vista-Roraima.
Próximo às localidades dos abrigos, há uma unidade de saúde que essas pessoas vêem como referência para busca no atendimento à saúde, o Centro de Saúde 13 de Setembro. Grande parte dos atendimento realizados por essa unidade de saúde são oferecidos para a população migrante.

Legenda: Treinamento equipes de saúde UBS 13 de setembro em Boa Vista-Roraima
Nesse sentido, as equipes dessa unidade foram treinadas para identificação e rastreio da Infecção Latente da Tuberculose e da Tuberculose Doença, Tratamento Preventivo da Tuberculose entre os MIRA e a utilização do sistema de telemonitoramento de pessoas acometidas pela tuberculose (VDOT).