PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM MÚSICA

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

O Curso de Mestrado Profissional do PPGPM tem a duração ideal de 24 meses, com uma organização acadêmica semestral. A estruturação do currículo do Mestrado Profissional em disciplinas ministradas de modo condensado confere tanto a flexibilização e individualização da formação a cada linha de atuação oferecida, como também permite a possibilidade de distribuição temporal em períodos condensados. Assim sendo as disciplinas ministradas por semestre serão realizadas num período de 3 (três) semanas.

 

Estrutura Curricular

Área de concentração: Performance Musical

Linha de Pesquisa: Processos de Desenvolvimento Artístico (L1) Linha de Pesquisa: Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências (L2)
1° Semestre

Metodologias da Pesquisa Aplicada em Música

2 créditos – disciplina oferecida às duas linhas de pesquisa

Oficina em Desenvolvimento Artístico I – 2 créditos

ou Estudos Especiais I – 2 créditos

Oficina em Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências I – 2 créditos

ou Estudos Especiais I – 2 créditos

Práticas Profissionais Supervisionadas I – 2 créditos, a escolher entre as 11 práticas profissionais oferecidas Práticas Profissionais Supervisionadas I – 2 créditos, a escolher entre as 11 práticas profissionais oferecidas
2° Semestre

Performance nas relações entre Práxis e Poíesis 2 créditos
2 créditos – disciplina oferecida às duas linhas de pesquisa

Oficina em Desenvolvimento Artístico II – 2 créditos

ou Estudos Especiais II – 2 créditos

Oficina em Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências II – 2 créditos

ou Estudos Especiais II – 2 créditos

Práticas Profissionais Supervisionadas II – 2 créditos, a escolher entre as 11 práticas profissionais oferecidas. Práticas Profissionais Supervisionadas II – 2 créditos, a escolher entre as 11 práticas profissionais oferecidas.
3º Semestre

Projetos em Performance Musical
2 créditos – disciplina oferecida às duas linhas de pesquisa.

Oficina em Desenvolvimento Artístico III – 2 créditos

ou Estudos Especiais III – 2 créditos

Oficina em Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências III – 2 créditos

ou Estudos Especiais III – 2 créditos

Práticas Profissionais Supervisionadas III – 2 créditos, a escolher entre as 11 práticas profissionais oferecidas. Práticas Profissionais Supervisionadas III – 2 créditos, a escolher entre as 11 práticas profissionais oferecidas.
4º Semestre

Elaboração da Dissertação/Produto Artístico ou Dissertação/Produto Pedagógico – 78 créditos

 

Disciplinas:

Equivalência horas-aula / crédito: 15 horas equivalem a 1 crédito.

– Metodologias da Pesquisa Aplicada em Música – (30 horas/ 2 créditos)

– Performance nas relações entre Práxis e Poíesis – (30 horas/ 2 créditos)

– Projetos em Performance Musical – (30 horas/ 2 créditos)

– Oficina em Desenvolvimento Artístico I (30 horas/ 2 créditos)

– Oficina em Desenvolvimento Artístico II – (30 horas/ 2 créditos)

– Oficina em Desenvolvimento Artístico III – (30 horas/ 2 créditos)

– Oficina em Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências I – (30 horas/ 2 créditos)

– Oficina em Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências II – (30 horas/ 2 créditos)

– Oficina em Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências III – (30 horas/ 2 créditos)

– Estudos especiais I – (30 horas/ 2 créditos)

– Estudos especiais II – (30 horas/ 2 créditos)

– Estudos especiais III – (30 horas/ 2 créditos)

Práticas Profissionais Supervisionadas:

– Prática Orquestral I (30 horas / 2 créditos)

– Prática Orquestral II (30 horas / 2 créditos)

– Prática Orquestral III (30 horas / 2 créditos)

– Prática Camerística I (30 horas / 2 créditos)

– Prática Camerística II (30 horas / 2 créditos)

– Prática Camerística III (30 horas / 2 créditos)

– Prática de Banda I (30 horas / 2 créditos)

– Prática de Banda II (30 horas / 2 créditos)

– Prática de Banda III (30 horas / 2 créditos)

– Prática Coral I (30 horas / 2 créditos)

– Prática Coral II (30 horas / 2 créditos)

– Prática Coral III (30 horas / 5\ 2 créditos)

– Prática em Grupos Musicais atrelados a Manifestações Populares ou Comunitárias I (30 horas / 2 créditos)

– Prática em Grupos Musicais atrelados a Manifestações Populares ou Comunitárias II (30 horas / 2 créditos)

– Prática em Grupos Musicais atrelados a Manifestações Populares ou Comunitárias III (30 horas / 2 créditos)

– Prática Docente em Ensino Coletivo Instrumental/Vocal I (30 horas / 2 créditos)

– Prática Docente em Ensino Coletivo Instrumental/Vocal II (30 horas / 2 créditos)

– Prática Docente em Ensino Coletivo Instrumental/Vocal III (30 horas / 2 créditos)

– Prática Docente em Ensino Individual Instrumental/Vocal/Regências I (30 horas / 2 créditos)

– Prática Docente em Ensino Individual Instrumental/Vocal/Regências II (30 horas / 2 créditos)

– Prática Docente em Ensino Individual Instrumental/Vocal/Regências III (30 horas / 2 créditos)

– Prática Docente no Ensino Básico I (30 horas / 2 créditos)

– Prática Docente no Ensino Básico II (30 horas / 2 créditos)

– Prática Docente no Ensino Básico III (30 horas / 2 créditos)

– Prática de Educação Musical em Comunidades I (30 horas / 2 créditos)

– Prática de Educação Musical em Comunidades II (30 horas / 2 créditos)

– Prática de Educação Musical em Comunidades III (30 horas / 2 créditos)

– Prática Técnico-Interpretativa I (30 horas / 2 créditos)

– Prática Técnico-Interpretativa II (30 horas / 2 créditos)

– Prática Técnico-Interpretativa III (30 horas / 2 créditos)

– Prática em Criatividade Musical I (30 horas / 2 créditos)

– Prática em Criatividade Musical II (30 horas / 2 créditos)

– Prática em Criatividade Musical III (30 horas / 2 créditos)

 

Dissertação/Produto Artístico ou Dissertação/Produto Pedagógico

O título a ser outorgado, “Mestre em Música”, será obtido após a conclusão do ato de defesa de Dissertação/Produto Artístico ou Dissertação/Produto Pedagógico, enquanto resultado final do processo, refletindo as experiências dos mestrandos. Os alunos da pós-graduação, portanto, devem comprovar a capacitação para uma prática profissional avançada e transformadora de procedimentos e processos aplicados no campo da música.

O produto final será um produto artístico ou produto pedagógico, cumprindo papel importante no amadurecimento dos conceitos que envolvem a pesquisa artística. Seu resultado final inclui publicações de artigos em revistas indexadas e produtos da invenção e elaboração de obras de arte, contemplando as experiências artísticas desenvolvidas (partitura e partes de escritura musical ou da interpretação/execução presencial ao vivo e por meio de registro audiovisual/fonográfico): composição musical, edição musical, recital, concerto, libreto e récita de ópera, entre outras possibilidades, bem como ainda protótipos para desenvolvimento ou produção de instrumentos, projetos, equipamentos e materiais didáticos e instrucionais, incluindo sua difusão no mais variados meios (métodos, manuais, cadernos, livros, sites, aplicativos, entre outras possibilidades), acompanhados em ambos os casos de uma dissertação (descrição do percurso realizado para a realização do produto artístico ou produto pedagógico).

Ambos os formatos, Dissertação/Produto Artístico ou Dissertação/Produto Pedagógico, exigem a realização de um produto acompanhado de uma dissertação (relatório que reconstitui o processo realizado em todas as suas etapas), sintetizando as experiências advindas da elaboração desse produto. Essa dissertação é importante não apenas para caracterizar o modo como estas experiências colaboram na consolidação do perfil profissional do aluno, mas também para que possa servir ainda de referência para novas investigações e experiências profissionais, contribuindo para o conhecimento artístico-epistemológico como um todo. Portanto, a dissertação na pesquisa artística reconstitui as etapas do trabalho realizado, o que beneficia a publicidade da performance e influencia favoravelmente o desenvolvimento de um pensamento crítico-reflexivo, tanto por parte do artista-pesquisador, como para a sociedade em geral.

A defesa pública será frente a uma Comissão Julgadora constituída pelo orientador, por um docente do PPGPM, e por um membro não pertencente ao corpo docente do curso, que seja um profissional de comprovada experiência e renome no campo de atuação profissional do perfil treinado pelo formando.

 

Perfil do egresso

Numa confluência fecunda entre o local, o regional, o nacional e o cosmopolita, e entre o clássico e o experimental, tem-se em vista um profissional qualificado para o exercício de práticas profissionais avançadas e transformadoras de procedimentos nas diversas áreas da música, com capacidade de identificar problemas postos por sua realidade específica de trabalho, e com perfil de ação que o permita reagir positivamente no intuito da resolução desses desafios, desenvolvendo estratégias e ações que resultem não somente em seu desenvolvimento profissional individual, mas no avanço de sua área de atuação como um todo e em suas implicações sociais.

Logo, com a consciência de que o aluno da Pós-graduação não é tabula rasa, o Mestrado Profissional em Música formará egressos capazes de aprimorar as qualidades humanas – que englobem capacidades, atitudes e conhecimentos –, a fim de gerar competências que habilitem a produção de ferramentas de resolução de problemas, quer oriundos de sua prática profissional, quer da vida social, em postura de liderança e empreendedorismo.

Nesse sentido, em concordância com os objetivos do curso e a sua missão de formar profissionais qualificados para atuação em alta performance musical, incluindo atividades de docência, desenvolvimento artístico e científico na área, incentivam-se atuações profissionais que representem sonoridades brasileiras, desde o local caipira a quaisquer outras sonoridades regionais, e que fomentem projetos artísticos, pedagógicos, sociais e científicos. Para isso, o conhecimento de novas tecnologias, suas linguagens e aplicações estão a serviço da democratização do conhecimento e da música, estimulando a inter, multi, pluri e transdisciplinaridades. Ademais, na construção do perfil do egresso, encoraja-se a habilidade de reduzir diferenças sociais, em diálogo às várias esferas da sociedade brasileira.