Prof. Dr. André Luís Giovanini Micheletti
CV: http://lattes.cnpq.br/8497666797750023
Professor doutor de Violoncelo e Música de Câmera do Departamento de Música da FFCLRP/USP. Doutor em Música pela Jacobs School of Music na Indiana University (Bloomington), nas classes de violoncelo e música antiga (double major – doutorado duplo), com bolsa da Fulbright, mestrado (em violoncelo – performance e pedagogia), pela Northwestern University – Chicago (2002) e graduação (bacharelado em música – violoncelo) pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (1996). Tem experiência na área de Música, é violoncelista (moderno e barroco), desenvolve pesquisa sobre as origens do violoncelo e os avanços técnicos feitos por Luigi Boccherini. Foi professor de violoncelo da UNICAMP de outubro de 2009 até julho de 2011. Foi Coordenador Pedagógico do Instituto Baccarelli, e diretor artístico do Festival Internacional de Música de Piracicaba de 2011 até 2017 e também coordenador pedagógico do projeto Cidadão Musical em Paulínia, SP. Tem se apresentado como camarista e solista apresentou frente a orquestras no Brasil, EUA, Canadá e Europa. Foi professor de violoncelo da Faculdade Cantareira, Mozarteum, Instituto Baccarelli, Instituto Fukuda e da Escola Municipal de Música. Professor doutor do Departamento de Música da FFCLRP-USP desde 2017.
Prof.ª Dr.ª Eliana Cecilia Maggioni Guglielmetti Sulpício
CV: http://lattes.cnpq.br/4268965297192473
Doutora em Musicologia pela ECA-USP; Mestre em Performance/Percussão pela Boston University; Bacharel em Música com Habilitação em Instrumento Percussão pelo Instituto de Artes do Planalto – UNESP e Graduada em Piano pela UNAERP. Professora do Departamento de Música da FFCLRP-USP; realiza pesquisa na área de Ciências da Performance e áreas correlatas. Atua no In Tempori Duo (duo de percussão e trompete com Carlos Sulpício). É fundadora do GRUPURI – Grupo de Percussão do Departamento de Música da FFCLRP-USP, do qual é diretora artística e regente. Fundou também o LAPER, Laboratório de Percussão do DM da FFCLRP-USP, voltado às práticas e pesquisa em percussão e rítmica. Possui várias obras compostas para percussão.
Prof.ª Dr.ª Fátima Graça Monteiro Corvisier
CV: http://lattes.cnpq.br/3248709097692103
Doutora em música pela ECA-USP, concluiu o mestrado e graduou-se com Medalha de Ouro na Escola de Música da UFRJ nas classes de Myriam Dauelsberg e Esther Naiberger. Paralelamente, estudou com os pianistas Glória Maria da Fonseca Costa e Homero de Magalhães. Nos Estados Unidos, foi aluna de Luiz de Moura Castro. Como recitalista já se apresentou em diversas salas de concertos no Brasil, Estados Unidos e Alemanha. Vencedora do II Concurso Dirk Bovendorp e terceiro lugar no III Prêmio Eldorado de Música, foi solista da OSESP, sob a regência de Eleazar de Carvalho. Forma com o pianista Fernando Corvisier o Duo Corvisier de piano a quatro mãos e dois pianos, cujo repertório é abrangente, incluindo desde os clássicos até a produção musical brasileira contemporânea. Durante o período de residência nos Estados Unidos (1992-2000), o Duo Corvisier se apresentou em inúmeros recitais. Destaca-se sua participação na série de concertos da Fundação Rosa Ponselle em Meriden, Connecticut, e em diversos concertos como integrante do Greenbriar Consortium – grupo camerístico formado pelos músicos da Houston Symphony Orchestra, Texas. De suas apresentações internacionais mais recentes destacamos a palestra-recital realizada em 2007 no Primeiro Encontro de Investigação em Performance promovido pela Universidade de Aveiro, Portugal, oportunidade em que o Duo Corvisier apresentou em primeira audição naquele país as obras para piano a quatro mãos de Ronaldo Miranda; apresentação em recital na Universidade de Houston no ano de 2011; apresentação em congressos internacionais, realizando palestras e recitais, nas Universidades de Londres e de Viena (nesta última por ocasião do International Symposium on Performance Science de 2013), e na Universidade Internacional de Andaluzia, em 2016. Na esfera da Pesquisa em Música, atua com ênfase nas áreas de Pedagogia do Piano e Práticas Interpretativas. Desde 2004, Fátima Corvisier é docente de piano do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Vice-chefe de Departamento.
Prof. Dr. Fernando Crespo Corvisier
CV: http://lattes.cnpq.br/4412432868743758
No Brasil, deve sua formação artística a mestres como Dyla Josetti, Ecléa Ribeiro, Homero de Magalhães e Antônio Guedes Barbosa. Paralelamente a seus estudos musicais na Academia de Música Lorenzo Fernandez, estudou jornalismo na Universidade Gama Filho, graduando-se em 1982. Neste mesmo ano, recebeu bolsa de estudos do CNPq para aperfeiçoar-se na Ecole Normale de Musique Alfred Cortot, em Paris, sob a orientação de Edson Elias e Germaine Mounier. Participou de diversos festivais de música na Europa como recitalista e camerista. De 1985 a 1987, estudou no New England Conservatory, em Boston, sob a orientação de Jacob Maxin, obtendo o Master Degree in Piano Performance. Em 1988, foi vencedor do IV Prêmio Eldorado de Música, sendo convidado para inúmeros recitais nas principais salas de concerto do Brasil. Como solista já se apresentou com as seguintes orquestras: Orquestra Sinfônica da Rádio MEC, Orquestra Sinfônica de Campinas, Houston Civic Orchestra, Orquestra de Câmara da USP, OSRP. Em 1989, gravou em Los Angeles, ao lado de João Carlos Martins, a primeira versão para dois pianos das Quatro Estações de Vivaldi, transcritas por Almeida Prado, obtendo grande aceitação por parte do público e da crítica especializada. Gravou também para o selo Eldorado obras de Brahms e Ginastera. Atualmente, prepara um CD com a integral dos Noturnos para piano de Almeida Prado. Em 1992, foi convidado pelo pianista Luiz Carlos de Moura Castro para estudar na Hartt School of Music, como bolsista da Organização dos Estados Americanos. No ano seguinte foi recomendado para exercer o cargo de Teaching Fellow no departamento de piano desta renomada instituição. Nesta ocasião participou da série de concertos da South Windsor Cultural Arts Commission e da Rosa Ponselle Foundation of Meriden, em Connecticut, EUA. De 1997 a 2000 integrou o corpo docente da Moores School of Music da Universidade de Houston, exercendo os cargos de Teaching Assistant e professor de piano do Continuing Studies Department. Em maio de 2000, Fernando Corvisier recebeu o título Doctor of Musical Arts, pela Universidade de Houston, sendo orientado por pianistas de renome internacional como Abbey Simon, Horacio Gutierrez, e Ruth Tomfohrde. De 2000 a 2001 foi professor do departamento de pós-graduação da UNI-RIO. Desde maio de 2002, é professor de piano do Departamento de Música de Ribeirão Preto da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Como pesquisador-intérprete, tem participado de congressos e conferências apresentando trabalhos sobre a obra para piano do compositor Almeida Prado e também dedicando especial interesse ao estudo do repertório de música brasileira para duo pianístico. Em 2013 apresentou palestra recital no Congresso With Four Hands (Congresso dedicado ao estudo do repertório para piano à quatro mãos) promovido pela Universidade de Londres e no International Symposium on Performance Science promovido pela Universidade de Viena. Em 2015 gravou a integral dos Noturnos para piano de Almeida Prado e recentemente obteve o título de livre-docente pela Universidade de São Paulo.
Prof. Dr. Gustavo Silveira Costa
CV: http://lattes.cnpq.br/2116370867681969
Professor de violão e viola caipira do Departamento de Música da Faculdade de Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Formação: Bacharel em Violão pelo Instituto de Artes da UNESP (São Paulo, 1997), aluno de Gisela Nogueira; Meisterklassendiplom pela Hochschule für Musik Nürnberg-Augsburg (Alemanha – 2001), aluno de Franz Halasz; Especialização pelo Conservatoire National de Région Strasbourg (França – 2003), aluno de Pablo Marquez; Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Artes (Musicologia) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo sob a orientação do Prof. Dr. Rubens Russomanno Ricciardi. Foi premiado em concursos de interpretação no Brasil, na França e obteve o segundo prêmio em dois dos mais prestigiados concursos internacionais da Espanha, o XXIV Certamen Internacional de Guitarra Andrés Segovia (2008, 2009 2010) e o XXXVII Certamen Internacional de Guitarra Francisco Tárrega (2003), onde recebeu também o prêmio votado pelo público. É membro Quarteto Brasileiro de Violões, tendo recebido o Grammy Latino de melhor CD de música clássica em 2011 com o CD – Brazilian Guitar Quartet plays Villa-Lobos – selo Delos. Pelo mesmo selo, lançou junto ao Quarteto Brasileiro de Violões o CD – Spanish Dances – em 2014. Como solista ao violão, à viola caipira e junto ao Quarteto Brasileiro no violão de oito cordas, atuou frente à Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), à OSRP, à Orquestra Petrobrás Sinfônica e à Orquestra do Estado de São Paulo (OSESP).
Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro
CV: – http://lattes.cnpq.br/8866596468646798
Escritor, compositor e Professor Doutor do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da SP de Ribeirão Preto (SP), responsável pelas disciplinas de Educação Musical, Canto Coral e Etnomusicologia. Graduado em composição pela ECA/USP (1983), teve como professores Olivier Toni, Willy Corrêa de Oliveira, Gilberto Mendes, Caio Pagano e Sílvio Crespo. Cursou como Auditeur-Libre, as classes de Harmonia, Contraponto, Análise e Composição Musical de Michel Philippot, no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, como bolsista de Aperfeiçoamento do CNPq (1988-1990). Tem mestrado (2001) e doutorado (2007), ambos sob a orientação de Mário Ficarelli, sobre o compositor mineiro Fructuoso Vianna (1896-1976), trabalho que inclui a compilação de seu acervo, doado à ECA/USP por sua filha Guigui, e revisão e edição musicológica de sua obra completa. Na área de canto coral, já regeu inúmeros grupos corais no país e no exterior, vem revisando criticamente a bibliografia e editando o Cancioneiro Coral Brasileiro. De 2008 a 2012, criou e coordenou a Orquestra Universitária: ação e reflexão na prática orquestral, que se inseriu no Laboratório de Ciências da Performance do DM/FFCLRP. É credenciado no PPGPM da ECA/USP, em que ministra a disciplina Etnografia da música erudita contemporânea: criação, circulação, recepção e apropriação. Em 2012, foi corresponsável pela disciplina FLS 5235: Antropologia e música: leituras e escutas, do Programa de Pós-Graduação da FFLCH/USP. Realizou estágio de pesquisa, no ano letivo 2012-2013, com bolsa BPE/FAPESP, como pós-doutorado na Universidade de Lorena, Nancy (França), sobre História Cultural/Música, com o projeto Au coeur des choeurs sont toujours possibles les transferts, sob a supervisão de Didier Francfort, num trabalho de Universidade Popular, cuja ação principal foi o Atelier de Chant na capela do castelo de Lunéville (Château des Lumières). Suas composições vêm sendo apresentadas no país e no exterior e, como pesquisador, vem publicando, organizando e participando de eventos científicos sobre sua principal linha de pesquisa: Música, Sociedade e Educação. É líder do grupo de pesquisa CNPq Estramuse: estudos transdisciplinares em música, sociedade, educação. Desde 2015, é editor-chefe da Revista da Tulha – revista acadêmica de música do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance do Departamento de Música da FFCLRP/USP. Desde 2016, é pesquisador associado no projeto temático FAPESP 2016/05318-7, O Musicar Local novas trilhas para a etnomusicologia. Coordenadora: Suzel Reily (UNICAMP); Pesquisadoras Principais: Flávia Camargo Toni (USP), Rose Satiko Gitirana Hikiji (USP). Instituições Sede: Instituto de Artes (Música) – Unicamp; Departamento de Antropologia – USP e Instituto de Estudos Brasileiros – USP. Este projeto visa reconhecer a diversidade das formas de engajamento musical ou do musicar em localidades diversas. É autor dos livros: Fructuoso Vianna, orquestrador do piano. Rio de Janeiro, ABM Editorial, 2013 e Os lugares e as cores do tempo: música, sociedade, educação. São Paulo, Editora Pharos, Nap-Cipem USP, 2015 Vol. IV.
Prof. Dr. Marcos Vinícius Miranda dos Santos
CV: http://lattes.cnpq.br/2115453034277149
Natural de Bauru, pedagogo pelo Instituto de Ensino Superior de Bauru e violinista formado pelo Conservatório de Tatuí, é mestre em Performance e Pedagogia do Violino pela University of Southern Mississippi e doutor em Performance do Violino e Teoria Musical pela Universidade do Alabama (ambas nos EUA). Trabalhou com diversas orquestras e grupos de câmara no Brasil, como a Orquestra Filarmônica de São Carlos e Cia Sinfônica de Bolso, e nos EUA, tais como Capstone String Quartet, Mobile Symphony EUA, IRIS Orchestra e Memphis Symphony. Também participou de concertos na Europa e América Latina. Em suas atuações como solista se destaca o Concerto para dois violinos em Ré menor BWV 1043 de Johann Sebastian Bach com a IRIS Orchestra, ao lado do violinista Joshua Bell. Foi professor assistente/bolsista de violino nas Universidades do Mississippi e Alabama, professor de música no sistema público de educação nos EUA, professor do IA-UNICAMP, do Instituto Core de Joinville, do Conservatório de Tatuí e da plataforma europeia iClassical. Fundou ainda a Bravo Academia de Música. Além da carreira como violinista, dedica-se a projetos sociais com educação musical e gerenciamento de carreira e empreendedorismo com alunos da música. Desde junho de 2022 é professor doutor de Violino do Departamento de Música da FFCLRP-USP. O número pequeno de orientações se deve ao pouco tempo em que foi contratado. Contudo, entende-se que pela sua competência artística, bem como pelos seus excelentes resultados como professor de graduação, que deve ser professor permanente e com forte potencial de aumentar o número de alunos de IC e TCC, bem como em sua possível atuação na pós-graduação, do mesmo modo com forte potencial de produção
Prof.ª Dr.ª Maria Yuka de Almeida Prado
CV: http://lattes.cnpq.br/4374296596722536
Professora doutora em Canto, Coordenadora do Laboratório de Performance e Ciências do Canto (LAPECC) e Membro do Núcleo de Apoio à Pesquisa do Laboratório de Ciências da Performance (NAP-CIPEM) do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Linhas de Pesquisas: 1) Prática Interpretativa: A Canção Brasileira; 2) A Interface entre a Canção Brasileira e a Canção Japonesa; 3) A Interdisciplinaridade no Estudo da Voz e do Canto. Doutorado (2009) e Mestrado (2004) pelo Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Bacharelado em Canto pela Faculdade de Música Kunitachi e Especialista em Canção Japonesa e Francesa pelo Centro de Pesquisa de Canções Japonesas e Francesas em Tóquio, Japão. Trabalhos apresentados em Congressos sobre Performance em Portugal, Cingapura, Canadá, Turquia e Áustria. Solista membro do Ensemble Mentemanuque. Apresentações de primeiras audições de compositores brasileiros contemporâneos nos mais importantes teatros do Brasil e no exterior (Japão, Estados Unidos, Suíça, Alemanha, Portugal, Cingapura e Itália).
Prof. Dr. Rubens Russomanno Ricciardi
CV: – http://lattes.cnpq.br/5528819154145859
Professor titular do Departamento de Música da FFCLRP-USP. Compositor, maestro, pianista e musicólogo. Graduado (Licenciatura em Música) pela ECA-USP em São Paulo. Especialização (Musicologia) pela Universidade Humboldt de Berlim. Mestrado (Dissertação sobre Hanns Eisler), Doutorado (Tese sobre Manuel Dias de Oliveira), Livre-docência (Tese em Poética Musical) e Professor Titular (Performance – Regência e Piano – em Música) pela ECA-USP. Linhas de Pesquisa: 1) Crítica da Cultura – poíesis crítica e 2) Música Brasileira: história, interpretação-performance, processos composicionais e editoriais. Fundador do Curso de Música pela USP em Ribeirão Preto, fundador e diretor artístico do Ensemble Mentemanuque (grupo dedicado à música contemporânea) e da USP Filarmônica (orquestra sinfônica formada por estudantes bolsistas da USP). Professor responsável pelo Festival Música Nova “Gilberto Mendes”. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM) pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e do Centro de Memória das Artes pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, ambos sediados na FFCLRP-USP. É curador das séries Concertos USP – em São Carlos e Ribeirão Preto, e da série Filô & Direito têm concerto no Auditório da FDRP-USP. Sua obra sinfônica Candelárias (1995) foi premiada no México.
Prof.ª Dr.ª Sílvia Maria Pires Cabrera Berg
CV: http://lattes.cnpq.br/3685762693547526
Natural de São Paulo é Bacharel em Música com Habilitação em Composição pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade São Paulo (ECA-USP), onde estudou com Willy Corrêa de Oliveira (composição) Olivier Toni (harmonia e contraponto) e Amílcar Zanni (piano). Após receber uma bolsa de estudos pelo CNPq, e bolsa-viagem do Grupo Ultragás, que possibilitaram seus estudos de pós-graduação na Universidade de Oslo, fixa residência por 24 anos em Copenhague, Dinamarca, onde vem a consolidar sua atuação nas áreas de Regência, Composição e Educação Musical. Estudos de musicologia na Universidade de Oslo com os professores Finn Banestad, Dag Schjelderup-Ebbe e Niels Grinda, regência e prática de coral infantil com Margrethe Enevold, do Conservatório Real de Copenhague, onde atuou de 1985 a 1995 no Det Kongelige Danske Musik konservatoriums øvekor. Estudos de prática de música vocal antiga e contemporânea com Bo Holten e Paul Hillier. Cand. Mag. pela Universidade de Copenhague, tendo como áreas de estudo principais: análise, com Inge Bruland; musicologia, com Jan Mægaard e regência, com Morten Schuldt-Jensen, regente titular do Gewandhaus Chamber Choir e Leipzig Chamber Orchestra e atual Professur für Choirleitung -Höchschule für Musik Freiburg. Fundadora e regente do Ensemble Øresund de 1999 a 2000, destinada exclusivamente à pesquisa, composição e execução de música contemporânea. Recebeu diversos prêmios pelo trabalho inovador, assim como pela pesquisa e realização de concertos didáticos para crianças, difundindo a música contemporânea. Regente titular até janeiro de 2008, do tradicional Københavns Kammerkor, regido por compositores desde a sua fundação e do Grupo AmaCantus, ambos da cidade de Copenhague, com o qual realizou inúmeras primeiras audições de obras, e primeiras audições europeias do repertório vocal brasileiro incluindo obras de Gilberto Mendes, recebendo inúmeros prêmios por sua atuação como regente. Realizou mais de duzentos concertos na Europa antes de seu retorno ao Brasil em 2008. Como compositora, têm tido suas obras executadas regularmente em concertos e festivais na Europa, América Latina e USA, destacando-se sua participação no ISCM World Music Days de Zagreb em 2005, como única representante do Brasil, e Dobles del Páramo para piano solo, encomendada pela pianista mexicana Ana Cervantes para o projeto Rumor de Páramo, gravada e lançada em 2007 no CD Solo Rumores, e pela qual recebeu o apoio da The Danish Arts Agency, um dos maiores reconhecimentos a artistas contemporâneos oferecida pelo Danish Ministry of Culture, como representante cultural da Dinamarca. Gravação de CD da obra para piano, com apoio da Danske Musiker Forbund (DMF), pela pianista Valéria Zanini em 2007/2008. Participação do projeto de encomendas Monarca: Mujeres de Mexico da pianista Ana Cervantes com a obra El sueño… el vuelo que já recebeu mais de 20 programações em concertos internacionais no México, USA, incluindo o XXV Festival de Música Contemporânea de Havana em novembro de 2012. Lançamento do CD duplo Canto de la Monarca em Washington DC e New York, um projeto internacional de encomendas de obras para piano solo da pianista Ana Cervantes. Edição de partituras na Europa: Editora Alain Van Kerckoven Éditeur Brussels. Desde maio de 2008 é docente do Departamento de Música da ECARP (atualmente Departamento de Música da FFCLRP), atuando nas áreas de Criação Musical, Regência e Canto Coral, Percepção e Educação Musical. Foi Supervisora do Curso de Música da ECA/USP de 2010 a 2011, e a primeira Chefe do Departamento de Música da FFCLRP (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) da Universidade de São Paulo (de 2011 a 2013). É atualmente membro suplente do Conselho Departamental e da CoC do Departamento de Música da FFCLRP. Foi suplente de Presidente e membro da CCEx – Comissão de Cultura e Extensão da FFCLRP.
Prof.ª Dr.ª Simone Gorete Machado
CV: http://lattes.cnpq.br/3460749157838638
Possui graduação em Música / Piano (1990) pela Universidade Federal de Goiás, mestrado em Música (1998) e Graduate Professional Diploma (2000) – University Of Hartford e doutorado em Artes Musicais (2006) – University of Arizona. Atualmente é professora doutora da FFCLRP-USP, Coordenadora do Laboratório de Piano em Grupo (LabPG) e Artist in Residence da Biosphere2 (EUA).