BioNanoTech

Valdeir Arantes

Valdeir Arantes é Professor Associado na Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de Lorena (USP Lorena), Coordenador do curso de Engenharia Bioquímica, vice-chefe do Departamento de Biotecnologia da EEL-USP Lorena, e Coordenador do Laboratório de Nanobiotecnologia e Bioprodutos – Nanobiotech, laboratório que implementou no início de 2016 com a  missão de desenvolver, aprimorar e avaliar tecno-economicamente tecnologias sustentáveis de processos biocatalíticos e biotecnologia industrial para a conversão eficiente de materiais renováveis em bioprodutos e biomateriais, como micro- e nano-celuloses.

O seu interesse em sustentabilidade e produtos renováveis despertou-se bem cedo com a participação na Associação de Recuperação Florestal do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Flora Paraíba) para o desenvolvimento de projetos ambientais de fomento incentivando o re-florestamento nas regiões do Vale do Paraíba e Litoral Norte, no estado de São Paulo. Essa experiência única, ainda durante o ensino médio, solidificou a vontade de seguir uma carreira relacionada à produção de produtos e materiais a partir de matéria-prima renovável.

O prof. Arantes possui graduação em Engenharia Industrial Química (enfase em Biotecnologia) e Doutorado em Biotecnologia Industrial pela Universidade de São Paulo, com intercâmbios na Purdue University e na University of Maine nos Estados Unidos e na York Univeristy no Canadá. Seu pós-Doutorado (2008-2011) em Biotecnologia Industrial para Produtos Renováveis em conceito de Biorrefinaira foi realizado na University of British Columbia (Canadá), local onde continuou atuando até 2014 como pesquisador na área de Biorrefinaria, e também como líder da equipe de tecnologia enzimática aplicada à bioconversão de biomassa.

Como resultado de suas atividades de pesquisa, Dr. Arantes também possui uma atuação ativa na comunidade científica internacional, atuando como revisor de vários periódicos internacionais e membro do corpo editorial dos periódicos internacionais Bioethanol Journal, BioMed Research Internacional Biotechnology, e Frontiers in Bioengineering and Biotechnology and Energy Research. Dr. Arantes também já atuou como consultor para vários órgãos nacionais de fomento como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assim como para agências  de internacionais de fomento a pesquisa como o US Department of Agricultural Small Business Innovation Research, Kentucky Science & Engineering Foundation, Estonian Research Council, e mais recentemente para a Research Executive Agency da European Commission. Ele também ministrou dezenas de palestras, seminários, keynote talks, e plenary talks em eventos internacionais no Canadá, Estados Unidos, Chile, França, Espanha e China na área de Processos Bioquímicos aplicada à produção de bioprodutos e Biorrefinarias.

Em 2017, foi indicado pelo Diretor da Escola de Engenharia de Lorena como membro titular do Comitê Municipal de Assessoramento Técnico Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação – CATDECTI na cidade de Lorena, estado de São Paulo, e convidado para ser o Professor Tutor da Empresa Junior da Escola de Engenharia de Lorena (EELJr Consultorias).  Na área de gerenciamento de projetos, entre 2009 e 2012, atuou como coordenador de dois projetos de pesquisa multi-institucionais envolvendo instituições norte americanas (Universidade de British Columbia, Canada; Universidade de Guelph, Canada; Washington State University, EUA; Novozymes Inc., EUA).

Em reconhecimento das atividades desenvolvidas, em 2016 Prof. Arantes foi contemplado com a seleta Bolsa em Produtividade em Engenharia Química/Processos Bioquímicos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e em 2017 foi convidado para participar como membro titular do comitê técnico em Nanotecnologia da Associação Técnica Brasileira de Celulose e Papel, e da Organização Internacional para Padronização (ISO) para o grupo de trabalho “CNC particle size”.

Membro:

  • Comitê técnico em Nanotecnologia da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel – ABTCP (desde 2017)
  • Organização Internacional para Padronização (ISO) para o grupo de trabalho “CNC particle size” (desde 2017)
  • Comitê Municipal de Assessoramento Técnico Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de Lorena (desde 2017)
  • Professor Tutor da Empresa Junior da EEL/USP Lorena – EELJr Consultorias (desde 2017)
  • Conselho Curador da Fundação de Apoio à Pesquisa e Ensino – FAPE (desde 2017)
  • Comitê Científico Internacional do “I&S WORKSHOP: Insights and strategies towards a bio-based economy” (2016)
  • Conselho do Departamento de Biotecnologia da EEL/USP Lorena (desde 2015)
  • Comitê Científico Internacional do Symposium of Biotechnology Applied to Lignocellulosses (desde 2014)
  • Comissão de Coordenação do Curso de Engenharia Bioquímica da EEL/USP Lorena (desde 2014)

Prêmios:

  • 2017: Fibria Insight: Inovação Aberta
  • 2017: Melhor Poster no Simpósio Nacional de Bioprocessos – SINAFERM