O NEEPP tem investigado a formulação e a implementação de políticas públicas em contextos de crise.
A crise sanitária levou os governos a formularem uma série políticas públicas para combater os impactos sociais e econômicos causados pela pandemia.
Isso ensejou o NEEPP a investigar as diferentes respostas dadas pelos governos nacionais com ênfase na crise sanitária, mas também em perspectiva comparada com outras crises, como a crise financeira de 2008. Do ponto de vista teórico, nosso modelo de análise de formulação de políticas públicas em contextos de crise se baseia em três dimensões: natureza da crise (sanitária, financeira, etc.), posição ideológica dos governos em intervir na economia e situação fiscal no momento da crise.
Do ponto de vista da implementação, o NEEPP tem investigado o caso do Auxílio Emergencial, programa federal formulado para prover renda imediata à parte da população atingida pelos impactos da crise pandêmica da COVID-19. Nosso referencial teórico é a literatura sobre burocracias de nível de rua, nível de tela e nível de sistemas. Entre outros objetivos, pretendemos investigar as principais dificuldades encontradas pelos cidadãos em acessar o benefício via aplicativo Caixa Auxílio Emergencial.