Núcleo de Estudos de Prevenção e Controle de Infecção nos Serviços de Saúde – NEPECISS Universidade de São Paulo Escola de enfermagem de Ribeirão Preto
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube
14/05/2014

Histórico – Biossegurança em Laboratórios de Microbiologia

Os laboratórios de microbiologia são ambientes de trabalho onde a equipe envolvida corre o risco de ser exposta a doenças infecciosas. Há casos descritos e publicados sobre tifo, cólera, brucelose, entre outros, e todos relacionados a laboratórios.

Meyer e Eddie, no ano de 1941, publicaram uma pesquisa onde houve 74 casos de brucelose ocorridos nos Estados Unidos, e todos estes associados à má técnica de manuseio de materiais infecciosos juntamente com a falta de cuidados dentro do laboratório.

Já no ano de 1949, foi a vez de Sulkin e Pike trazerem a tona uma pesquisa relacionada a infecções ocorridas dentro dos laboratórios devido a acidentes com manuseio de animais e tecidos infectados.

Houve uma segunda pesquisa publicada pelos mesmos autores, Sulkin e Pike, onde se pôde constatar que a brucelose era a infecção mais frequente encontrada nos laboratórios, sendo a maioria relacionada ao uso de pipetas, seringas e agulhas. Vale ressaltar que na época, nem todos os acidentes que ocorriam nos laboratórios eram relatados.

Todo esse contexto nos traz a importância da biossegurança, “conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes e minimizar os riscos inerentes ás atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos envolvidos”, conceito definido por Teixeira e Valle em 1996.

Referências:

• Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Biossegurança em Laboratórios Biomédicos e de Microbiologia. 3. ed. Brasília: Editora MS, 2006.
  • MEYER, K. F.; EDDIE, B. Laboratory infections due to Brucella. J Infect Disn, n. 68, p. 24-32, 1941
  • SULKIN, S. E.; PIKE, R. M. Survey of laboratory-acquired infections. Am J Public Health,v. 41, n. 7, p. 769-781, 1951.
  • TEIXEIRA, P.; VALLE, S. Biossegurança: uma abordagem multidisciplinar. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1996.