Núcleo de Estudos de Prevenção e Controle de Infecção nos Serviços de Saúde – NEPECISS Universidade de São Paulo Escola de enfermagem de Ribeirão Preto
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube
06/04/2020

Human Exposome and Infectious Diseases Network (HEID)

HEID é uma rede global de pesquisadores comprometidos com o estudo, a prevenção e o controle das doenças infecciosas reconhecendo a complexidade do expossoma humano e a ameaça à saúde planetária.

A HEID tem o objetivo de desenvolver estudos, promover a comunicação e articulação entre pesquisadores, profissionais, usuários e gestores dos serviços de saúde; e promover a discussão e divulgação do conhecimento, sobre as doenças infecciosas, por meio de fóruns, eventos científicos, publicações, entrevistas entre outros.

As áreas prioritárias da HEID estão desenhadas de acordo com as demandas globais desenhadas pela Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conforme seguem:

• Doenças não transmissíveis e riscos ambientais (SDGs: 2; 3; 6; 9; 12)
  • Prevenção e controle de infecções relacionadas aos cuidados de saúde.
  • Saúde e segurança.
  • Resistência antimicrobiana e bioflimes
  • Biossegurança e promoção da saúde no local de trabalho
  • Riscos ocupacionais

• Luta contra as principais doenças transmissíveis (SDGs: 2; 3)
  • HIV/AIDS, tuberculose e outras doenças infecciosas: problemas e estratégias de enfrentamento.

• Organização de sistemas de saúde para catástrofes
  • Doenças transmissíveis e imigração
  • Doenças transmissíveis e reuniões de massa

• Resolver problemas globais de saúde relacionados a doenças infecciosas