O Núcleo de Estratégias em Planejamento Experimental e Reprodutibilidade teve sua estruturação iniciada em meados de 2019, sendo sua criação e seu estatuto aprovados em votação durante a 419a. Reunião da Congregação do ICB-USP, cuja ata foi aprovada (com retificações) pela mesma Congregação em sua 420a. reunião, realizada em 25/11/2020.
O objetivo central do é fomentar a discussão e a disseminação dos princípios básicos do planejamento experimental, os quais são indispensáveis a uma atividade científica que almeje ser ao mesmo tempo ética, eficaz e reprodutível.
Para tanto, o se propõe a oferecer uma assessoria em planejamento experimental, a ser requisitada de forma opcional e voluntária, e que esteja à disposição de toda a comunidade de nosso Instituto. Adicionalmente, propõe-se a articular de forma mais eficiente as atividades de ensino de graduação, pós-graduação e extensão universitária já existentes em nosso Instituto, ou a serem eventualmente criadas, as quais envolvam o planejamento de um delineamento experimental, os métodos científicos inerentes à sua execução ou as técnicas de análise dos dados coletados.
A equipe do , além de um corpo consultivo, é composta por treze membros, incluindo representantes discentes de graduação e pós-graduação, uma estatística, e um corpo de docentes que concretiza uma colaboração entre quatro diferentes unidades de nossa Universidade: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Instituto de Matemática e Estatística (IME), Instituto de Física (IF) e Instituto de Biociências (IB).
Núcleo de Estratégias em Planejamento Experimental e Reprodutibilidade
Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo