Com a coordenação do Professor Livre-Docente Dr. Marcelo Fernandes Costa (http://lattes.cnpq.br/9014387972577102) , docente da Universidade de São Paulo, vice-coordenador Dr. Renério Fráguas Jr., professor Livre-Docente pelo Departamento do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2010), juntamente com o pós-doutorando do Instituto de Psicologia da mesma universidade, Dr. Leonardo Dutra Henriques (http://lattes.cnpq.br/0846453254015056), atuantes na área há mais de 20 anos, e a assessoria acadêmica e administrativa de Elaine Clemens, que presta serviços a projetos na USP há mais de 15 anos, administramos o Curso em Neurociências da Visão: Fundamento, Desenvolvimento, Estimulação e Reabilitação Visual. Nosso propósito é difundir a troca acadêmica com a prática clínica, por meio de conteúdos ministrados por profissionais renomados na área.
Como entusiastas da educação em pesquisa, nos adaptamos durante o período de pandemia para difundir o conteúdo através do EAD, ampliando o alcance de profissionais da área e possibilitando maior oportunidade de discussão sobre o diagnóstico funcional que é tão pouco promovido na oftalmologia, pediatria, neurologia e seus praticantes.
Acreditamos e vivenciamos a ciência, mas reconhecemos que a prática é de extrema importância em todos os aspectos! Viva esta experiência de enriquecimento profissional..
Daniela Maria Oliveira Bonci.
Professora doutora no Instituto de Psicologia da USP desde 2013, orientadora de mestrado e doutorado em Psicologia Experimental e Neurociências e Comportamento. Possui formação em Ciências Biológicas e Biologia, além de mestrado e doutorado em Neurociências e Comportamento pela USP, com doutorado sanduíche no Medical College of Wisconsin. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento e Presidente do Comitê de Ética no Uso de Animais do Instituto de Psicologia da USP. Suas áreas de expertise incluem morfologia da retina, genética de pigmentos visuais e não-visuais em vertebrados
Einat Hauzman
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003), mestrado e doutorado em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado no Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (2016-2020) e no Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade de Toronto (2018-2019) (bolsista Fapesp). Atualmente é pesquisadora pós-doutoranda no Museu de História Natural de Londres (Marie Skłodowska-Curie Individual Fellowship). É pesquisadora colaboradora no Instituto Max-Planck for Neurobiology of Behavior na Alemanha e no Departamento de Psicologia Experimental, Instituto de Psicologia da USP. Tem experiência na área de neurociências visuais, morfologia da retina e genética de opsinas, com foco em evolução do sistema visual de serpentes
Márcia Caires Bestilleiro Lopes
Atualmente é presidente da Abrahrvi e colaboradora do ambulatório de Estimulação Visual Precoce do Hospital São Paulo. Possui graduação em Fisioterapia, especialização em baixa visão, mestrado e doutorado em Oftalmologia e Neurociências. É também pesquisadora do Laboratório de Inovação de Tecnologia em Saúde da UNIFESP. Com mais de 20 anos de experiência, é revisora de artigos em revistas nacionais e internacionais e ministra cursos na área de habilitação e reabilitação visual.
Lenise Clemens Torres
É bibliotecária formada pela Universidade de São Paulo, com reconhecimento por sua excelência acadêmica, sendo aprovada com nota 10, louvor e distinção. Atuante como colaboradora e pesquisadora no CEST – Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia da Escola Politécnica Elétrica da USP, ela é especializada em Gestão de Bibliotecas Escolares e Institucionais, assim como em Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural. Sua contribuição será crucial ao fornecer informações técnicas para a elaboração do trabalho de conclusão