Divisão de Neurocirurgia Departamento de Cirurgia e Anatomia Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Hospital das Clínicas

UNIDADE DE NEUROCIRURIGA – HOSPITAL DAS CLÍNICAS – CAMPUS

No Hospital das Clínicas Campus, a Unidade de Neurocirurgia ocupa parte das Enfermarias do Departamento de Cirurgia e Anatomia, no 9º andar, e é constituída por 2 enfermarias, uma feminina e outra masculina, cada uma delas com 5 leitos, e uma Unidade de Cuidados Intermediários específica para pacientes neurocirúrgicos, também com 5 leitos. Além disso, pacientes internados pela Endocrinologia e pacientes internados pelo Centro de Cirurgia da Epilepsia e que são submetidos a tratamento neurocirúrgico, permanecem naquelas enfermarias após o pós-operatório imediato. Eventualmente pacientes internados em outras enfermarias como a de Neurologia, Moléstias Infecciosas, Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Otorrinlaringologia, Oftalmologia e outras especialidades permanecem lá internados durante o tratamento neurocirúrgico. A Neurocirurgia Pediátrica conta com número de leitos variável na Enfermaria de Cirurgia Pediatrica e na Enfermaria de Neurologia Infantil e eventualmente em outras enfermarias como a Pediatria e o Berçário.

Nos primeiros dias pós-operatórios os paciente permanecem na Unidade de Cuidados Intermediários cujos 5 leitos possuem equipamentos de monitorização biológica e de assistência ventilatória. Eventualmente, pacientes com doenças gerais graves são mantidos no Centro de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas Campus nos primeiros dias pós-operatórios.

Na Unidade de Neurocirurgia, além dos profissionais médicos, o atendimento aos pacientes é efetuado por enfermagem especializada e por outros profissionais como fisioterapeutas e psicólogos.
O HC Campus oferece também boas condições de trabalho em todos os setores correlatos tais como:
  • Sala cirúrgica destinada diariamente à realização de cirurgias eletivas equipada com microscópio cirúrgico com equipamento para filmagem e vídeo-transmissão, aspirador ultrassônico, equipamento para esteretaxia, ultra-sonografia intra-operatória, estimulação cortical e vídeo-endoscopia e com 2 instrumentadoras cirúrgicas (auxiliares de enfermagem) específicas para a disciplina. Além desta sala, com freqüência são utilizadas uma ou duas salas simultaneamente para a realização de procedimentos não programados.
  • Aparelhagem adequada para exames neurorradiológicos (MIMER III, Angiografia Digital, Ultrasonografia Cerebral).
  • Ressonância Nuclear Magnética
  • Dois equipamentos para Tomografia Computadorizada.
  • Laboratório de Medicina Nuclear que conta com um equipamento dotado de Gama Câmara.
  • Laboratório de Neuro-endocrinologia.
  • Laboratório de Hemodinâmica e Função Pulmonar.
  • Laboratório de Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental equipado com microscópios cirúrgicos para treinamento de microneurocirurgia e para a realização de procedimentos e pesquisas experimentais.
  • Laboratório de Biologia Molecular do Departamento de Cirurgia e Anatomia estruturado e direcionado para o estudo de neoplasias por docente da Disciplina de Neurocirurgia.
  • Laboratório de Neurofisiologia Clínica.
  • Centro de Cirurgia da Epilepsia dotado de 4 Aparelhos de Vídeo-EEG para monitorização e selecionamento de pacientes candidatos à cirurgia.
  • Centro de Terapia Intensiva geral.
  • Intercâmbio entre todas as especialidades médicas para a solução de doenças complexas.

 

CAD - Pró-Reitoria 2015 enfermaria_hc