Conhecido no meio artístico e da capoeira como Contramestre Pinguim, é natural do estado da Bahia, cidade de Salvador, onde teve seus primeiros contatos com diferentes manifestações culturais afro-brasileiras. Foi aluno de Mestre Pato e é formado por Mestre Gato Preto, Berimbau de Ouro da Bahia.
É contramestre do Grupo Guerreiros de Senzala e diretor artístico do Núcleo de Artes Afro-Brasileiras, onde conduz as aulas de capoeira, dança afro e percussão. Na década de 1990, já em São Paulo, integrou a Cia. de Dança Batá Kotô como bailarino e professor de dança afro.
Em 2002, foi convidado pela Cia. de Dança Ballet Stagium, através de sua diretora Márika Gidali, a atuar como arte educador em projetos da Companhia, como o Projeto Joaninha (com crianças da rede pública de ensino) e o Projeto Professor Criativo (com professores da rede pública de ensino), desenvolvendo atividades pedagógicas de difusão artístico cultural.
Em 1999, iniciou um projeto de arte educação em parceria com seus alunos do Grupo Guerreiros de Senzala, em unidades da antiga FEBEM de São Paulo (atual Fundação Casa), através da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Atuou também no Centro de Vivência Uirapuru, da Prefeitura
Municipal de São Paulo, localizado no bairro Jardim João XXIII, durante a gestão cultural da Companhia de Dança Batá Kotô (1999-2000) apresentando a capoeira não só como uma atividade física, mas evidenciando seu alcance artístico e cultural. Em 2012 recebeu o VII Prêmio África-Brasil do Centro Cultural Africano.
Luiz Antonio Nascimento Cardoso