Bruxismo em Crianças

Mamãe e papai, vocês sabem o que é bruxismo? Não? Não tem a ver com bruxa!

É o nome técnico para o hábito de ranger os dentes. Isso mesmo, ranger os dentes. É uma atividade involuntária e repetitiva dos músculos que controlam mastigação pode acontecer durante o dia, enquanto a criança está acordada, ou à noite durante o sono. Tem origem no sistema nervoso central, ou seja, é controlada pelo cérebro. Existem alguns fatores que podem servir de gatilho para esse mau hábito. São eles;  a genética, na qual de 20 a 50% das crianças que tem bruxismo possui um membro direto da família que também tem, sendo mais comum em meninos; o sono, que precisa acontecer em um ambiente tranquilo, escuro e respeitando os horários; fatores como estresse e ansiedade favorecem o mau hábito de ranger os dentes.

Deve-se; evitar que a criança durma em lugares com barulho, com alguma luz acesa; respeitar o ciclo de, pelo menos, 8 horas de sono; e observar a qualidade do sono, isso é, se existe alguma dificuldade para respirar e presença de ronco. Morder objetos, e respirar pela boca também são características que geram para os pais um sinal de alerta. Refluxo é uma condição que está associada, pois aumenta a quantidade de saliva na boca e atividade dos músculos da mastigação. Nesse caso, o hábito de ranger ou apertar os dentes vem como um mecanismo de defesa do corpo.

Se você identificar alguma dessas características no seu filho, e associado ao ranger dos dentes, a melhor coisa a fazer é procurar uma avaliação profissional. O odontopediatra, o profissional capacitado para atender bebês, crianças, e adolescentes, vai ajudar no diagnóstico e no tratamento do seu filho. Essa consulta é muito importante para que seja possível determinar as causas e receber a orientação correta para o tratamento deste mau hábito. Para saber mais, ouça nossos Podcasts e acesse o Portal Saúde bucal da Criança.