Maloclusão na Dentição Decídua

13 3

Uma dúvida muito comum que os pais têm é em relação ao nascimento dos dentes dos bebês. Como deve ser a mordida mais favorável nessa fase?

Os primeiros dentes dos bebês geralmente aparecem na boca por volta dos 6 aos 10 meses de idade, mas isto pode variar. Depois da vinda dos incisivos, que são os dentes da frente,  chegam os primeiros molares a partir de um ano de vida e que contribuem para uma melhor estabilidade da mordida da criança. Na sequência, os caninos são os dentes que nascem e, por último, os segundos molares. Ao total, somam-se 20 dentes de leite, que se completam por volta dos 2 anos 2 anos e meio da criança.

Para entender melhor como seria a mordida ideal, podemos compará-la a uma caixa de sapatos. A tampa cobre levemente a caixa, protegendo-a. Assim deve ser a mordida mais favorável, com arcada de cima cobrindo levemente a arcada de baixo. Quando existe uma desarmonia entre os arcos, podemos ter dentes mal posicionados, e que podem ter diferentes causas, como, por exemplo, o uso de chupetas e mamadeiras, herança genética, perdas dentárias precoces, entre várias outras.

Já o aleitamento materno, por outro lado, além de todos os benefícios nutritivos e imunológicos, traz um ganho excelente no desenvolvimento da musculatura perioral do bebê e acaba a protegendo contra um possível mau posicionamento dentário. Por isso, a consulta odontológica desde cedo é fundamental para o dentista acompanhar o desenvolvimento da criança, estar atento a possíveis problemas na mordida, atuando na prevenção e no planejamento de tratamentos quando eles forem necessários. Para saber mais, acesse o Portal Saúde Bucal da Criança da Faculdade de Odontologia da USP.