O ICESP e a FMUSP
O ICESP
Inaugurado em maio de 2008, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira é uma Organização Social de Saúde, criada pelo Governo do Estado em parceria com a Fundação Faculdade de Medicina para ser o maior hospital especializado em tratamento de câncer da América Latina.
Com 112 metros de altura, construído em uma área aproximada de 84.000 m² na Av. Doutor Arnaldo, próximo à Avenida Paulista. No prédio, de 28 andares, cerca de 6 mil pacientes com diagnóstico de câncer são atendidos mensalmente e tratados por alguns dos mais qualificados profissionais do Brasil nesta especialidade. Uma característica essencial do Instituto é a inovação na assistência prestada, que permite ao paciente ter todas as fases de seu atendimento, do diagnóstico à reabilitação, integradas no mesmo local.
Além do atendimento médico, os profissionais do Icesp desenvolvem atividades de ensino e pesquisa de acordo com o modelo de ensino médico introduzido pela Faculdade de Medicina da USP no país. O objetivo é transformar o Instituto em um centro de pesquisa de referência em nível internacional na área do câncer, inclusive no estudo de novos fármacos e tratamentos inovadores para a doença.
A FMUSP
Fundada em 1912, a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) desenvolve atividades caracterizadas pela combinação de educação, pesquisa e assistência à saúde. Oferece cursos de graduação de Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.
A Faculdade conta com 359 professores, 1.382 alunos de Graduação, 1.337 residentes em todas as especialidades e 2.047 alunos de Pós-Graduação. Atualmente detém 14% da produção científica brasileira em Ciências Médicas, 4% da produção científica brasileira em todas as áreas, 200 núcleos de Pesquisa e 62 Laboratórios de Investigação Médica.