Site da USP
Fale conosco
\ Universidade de São Paulo - Sites > Projeto de Apoio Psicológico Online do IPUSP == > Matérias > Como está o Semestre da Graduação do IPUSP

Como está o Semestre da Graduação do IPUSP

Nesse período de final de semestre temos constatado um aumento expressivo da demanda para conversar sobre a experiência acadêmica vivida pelos clientes do projeto. A reitoria da USP encorajou a continuidade do semestre em modalidade online desde a suspensão das aulas presenciais, mantendo a autonomia de cada unidade para avaliar a situação. Muitas dessas unidades continua suas atividades de maneira online. O debate que aconteceu dentro do Instituto de Psicologia permite perceber algumas das dificuldades enfrentadas pelos alunos, muitas vezes comum a outras Unidades, que aparecem nos atendimentos. Durante os primeiros meses de pandemia o IP iniciou um longo processo de debate, perpassado por diversas questões delicadas, a respeito da adaptação das disciplinas ao modelo de atividades à distância. A desigualdade de acesso entre os discentes e as diferentes condições materiais e emocionais foram muito consideradas, levando o IPUSP a se posicionar como resistente ao oferecimento dessas atividades, optando por uma eventual reposição presencial. No entanto, com o agravamento da pandemia no Brasil, a retomada da discussão se fez necessária.

A Comissão de Graduação elaborou uma proposta de reorganização do calendário do primeiro semestre, que se reiniciará agora dia 15/06, e será composto de atividades que levam em consideração as problemáticas apresentadas inicialmente, baseando-se num formulário elaborado pelos alunos a respeito das condições materiais e emocionais de cada turma. O IP se compromete com a diminuição das desigualdades em relação ao acesso a meios materiais e sugere uma flexibilização da exigência no período de pandemia, que abarca atividades avaliativas, a contabilização da frequência e o oferecimento de múltiplas modalidades de atividades remotas