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Grau de Urgência da Demanda de Atendimento

Uma constatação com base no formulário de inscrição dos usuários do PAPO


Desde o início do nosso projeto, as pessoas que fazem parte da comunidade da USP e que necessitam de apoio psicológico respondem um questionário para solicitar o acolhimento que nosso serviço oferece. Neste primeiro contato, uma das perguntas que colocamos é : “Como você avalia o seu grau de necessidade do atendimento psicológico no momento?”. Essa questão não só auxilia na velocidade de encaminhamento dos usuários, mas também nos permite enxergar qual é o grau de urgência das demandas da comunidade USP.

Atualmente, cerca de 49% dos usuários considera que a necessidade de uma acolhida psicológica é urgente ou extremamente urgente, na penúltima semana de abril esse mesmo número era de 54% dos usuários. No entanto, Apesar desse dado aparentemente indicar que  aproximadamente metade das pessoas deveriam chegar para o primeiro atendimento relativamente abaladas, isso nem sempre é confirmado pelo relato dos casos nas supervisões. Entre outras possíveis reflexões, a passagem do tempo da quarentena parece ter pouco afetado o perfil dos usuários. Pelos dados obtidos, as demandas conservam uma constância de urgência de forma que, além dos dados já apresentados, apenas 11% dos que solicitam o serviço disseram que tem condições de aguardar o atendimento o tempos que for necessário, no final de abril as pessoas que qualificaram a demanda como “não emergencial” representavam 10%.  Veja ao abaixo os dados atuais.