Site da USP
Fale conosco
\ Universidade de São Paulo - Sites > Projeto de Apoio Psicológico Online do IPUSP == > Confira > Luto e ideação suicida: uma roda de conversa com a professora Maria Júlia Kovács

Na última segunda feira, dia 10 de agosto, tivemos uma roda de conversa com a professora Maria Júlia Kovács. A roda foi realizada pelo Google Meets e a gravação pode ser acessada pelo Classroom do projeto. Contando com a participação de colaboradores do projeto, alunos e ex-alunos do IPUSP e profissionais da área da saúde e educação, o encontro se constituiu em um excelente espaço para troca de conhecimentos e reflexão sobre este que é um tema tão delicado e tão importante – ainda mais durante este período de pandemia.

Os colaboradores do PAPO podem assistir o encontro através deste link: https://drive.google.com/open?id=1gnBNpQPa4MS8FFM-esN6qp7Rqp_gAbk2&authuser=2

Algumas das perguntas abordadas durante a roda:

• Existe algum estudo sendo feito sobre taxas de suicídio durante o período de isolamento social?

• De que maneira podemos considerar um quadro global de pandemia como um fator de risco para o suicídio?

• O que podemos pensar sobre as diferenças nos processos de luto dos momentos pré e durante a pandemia? podemos conjecturar algo sobre como esses processos sofrerão também mudanças no pós pandemia?

• Que orientações temos disponíveis para atendimentos online em que a pessoa manifeste um risco urgente de suicídio? onde podemos encontrar materiais sobre isso?

• Luto por suicídio pode ser considerado um fator de risco para suicídio? de que maneiras?

• É possível fazer o manejo da ideação suicida em um único atendimento?