Sequência Didática

O ensino de PMs por meio de séries e/ou filmes promove o contato com discursos que circulam na comunidade da língua-alvo e apoia o aprendizado com interações contextualizadas e espontâneas, o que pode ser uma maneira de envolver os alunos em seu processo individual de aprendizado (AQUINO, 2020). 

A tabela esquemática de sugestões para a Sequência Didática:

Fase  Atividade Execção Aula Tempo
Introdução Discussão sobre experiências, conhecimento prévio e interesse em relação às PMs Plenum I 10 min
Discussão sobre o aprendizado de alemão como língua adicional (ALA) com materiais autênticos Plenum 10 min
Hipóteses sobre a série Queer Eye Germany a partir de imagens Plenum 10 min
Elaboração Compreensão global de trechos da série com pausas para discussão Individual ou grupos  II 20 min
Hipótese sobre o significado das PMs Grupos III 10 min
Discussão sobre as funções comunicativas das PMs (Formato Descritivo) Plenum 20 min
Production Produção escrita e/ou oral para facilitar o uso das PMs em diferentes contextos. Individual ou grupos IV 45 min
Apresentação e discussão da produção. Plenum V 30 min

Como indicado na tabela, dentro das três fases, as atividades podem ser desenvolvidas em aproximadamente cinco encontros – de preferência consecutivos – nos quais cada uma das seções específicas pode ser realizada em um período de tempo restrito, que pode ser adaptado dependendo do número de estudantes e do nível de conhecimento da língua alemã. A fase de introdução tem como objetivo estimular discussões (com toda a turma e em grupos) sobre o conhecimento prévio e experiências com as PMs. Também pode ser benéfico discutir as múltiplas possibilidades de aprender ALA por meio de materiais autênticos. 

Na fase de elaboração, as alunas terão a oportunidade de assistir trechos do primeiro episódio para obter uma compreensão global da trama da série. Durante a exibição, a professora pode fazer pausas e perguntas específicas (ex.: quem são os personagens, sobre o que estão falando, qual é o contexto da cena). Após assistir aos trechos, as alunas devem (em pequenos grupos) discutir os possíveis significados e funções de ja e denn no contexto de cada cena. No final, em plenário, pode-se introduzir, por meio do Formato Descritivo, as características semânticas, sintáticas e pragmáticas das PMs, essa etapa pode durar cerca de 50 minutos e deve ser conduzida, se possível, em alemão.

A última fase, produção, deve ser dividida em dois encontros e essencialmente lidará com a elaboração e apresentação dos resultados da produção escrita e oral. No artigo original vocês encontram mais sugestões de atividades (focadas na função e significado das PMs e na produção criativa de textos e vídeos), que podem ser pré-selecionadas ou, o que seria nossa sugestão, apresentadas na íntegra para que os estudantes possam escolher quais atividades desejam se envolver. Nesta fase, cada discussão pode durar cerca de 30 a 45 minutos, com interações preferencialmente em alemão.