Por que estudar e ensinar sobre as PMs? Tendo em vista os seus aspectos gramaticais, lexicais, pragmáticos e socioculturais, as PMs representam um tema muito relevante para ensino e pesquisa em língua alemã. As partículas são frequentes e extensivamente empregadas na interação, especialmente, mas não exclusivamente na linguagem oral informal, sendo, portanto, essenciais para desenvolvimento da competência comunicativa (AQUINO, 2020). Sabendo que a linguagem em uso deve ter cada vez mais espaço no ensino de alemão, acreditamos que a discussão das PMs pode auxiliar na motivação, já que quebra a expectativa de uma língua muito objetiva/dura e permite a recepção e produção do idioma de forma mais engajada e criativa. Finalmente, destacamos alguns argumentos para que as PMs sejam trabalhadas em sala de aula em diferentes contextos:
(i) Apresentam aspectos gramaticais, lexicais, pragmáticos e interculturais essenciais para a aprendizagem de alemão.
(ii) As PMs são extensivamente utilizadas na interação.
(iii) A compreensão e uso das PMs fomenta a competência comunicativa.
(iv) Não é preciso planejar aulas apenas sobre as PM, elas podem ser facilmente trabalhadas junto a outros conteúdos linguísticos e culturais.
(v) Poucos materiais trazem explicações e exercícios objetivos sobre as PMs, assim, a sala de aula é um espaço privilegiado para o ensino destes elementos.
Quando trabalhar as PMs?: Esta pergunta apresenta respostas bastante divergentes nos estudos na área, no entanto, neste projeto acreditamos que o ensino de alemão deve ir além das progressões dos livros didáticos e do QCER, logo defendemos que as PMs podem ser abordadas já no início da aprendizagem e continuar durante todos os níveis, adaptando as abordagens metodológicas. Esperamos com o projeto e este site demonstrar que é possível oferecer regras objetivas sobre a classificação e função das PMs por meio de exemplos autênticos. Finalmente destacamos que é essencial que o contexto seja levado em conta durante o trabalho com o tema e, que o detalhamento da explicação deve depender do conhecimento e interesse do público alvo.
Como trabalhar as PMs: De maneira geral, sugerimos que sejam criadas a oportunidade para compreensão e uso das PMs, com exemplos e exercícios estimulantes e com linguagem autêntica (mas também com exemplos do material didático). O tema das PMs podem ser uma ferramenta para fomentar uma aprendizagem autônoma e reflexiva, despertando a curiosidade da língua e cultura alemã. Sugerimos algumas questões que precisam ser levadas em consideração para a sensibilização sobre o tema:
(i) Possuem intenções comunicativas específicas, são diferentes dos seus homônimos;
(ii) Ter consciência sobre o papel fundamental na linguagem e interação em alemão;
(iii) Existem regras objetivas para para identificá-las identificá-las;
(iv) Este é um tema complexo da língua, que precisa ser trabalhado com calma e paciência.
Para explicar a função das PM sugerimos neste projeto o trabalho com a abordagem minimalista, isto é, que cada PM tem uma função nuclear estável e o significado específico depende da análise contextual. Acreditamos que esta abordagem permite uma aprendizagem mais auto reflexiva, na qual as estudantes podem ser mais independentes e criativas com o uso do idioma. Defendemos o uso de materiais autênticos para o trabalho com PMs (consultar o corpus), no entanto, para introduzir o tema a professora pode discutir a função das PMs por meio de comparação entre orações com e sem PMs, ou mesma oração com PMs diferentes, por exemplo:
- Ich habe es in der Zeitung gelesen vs. Ich habe es doch in der Zeitung gelesen
- Deutsch ist doch / aber / ja/ wohl/ halt nicht so schwer!
Como qualquer aspecto do ensino de línguas, não existe receita pronta! Para ensinar sobre as PMs é importante tornar a sala de aula um ambiente linguístico fértil, utilizando diferentes abordagens e materiais de ensino. Além disso, é melhor tratar um menor número de PMs, mas com todas as suas variantes e em diferentes contextos. A tabela a seguir resume algumas das nossas sugestões sobre o ensino-aprendizagem das PMs:
Wie kann man sie wohl lernen? |
Sensibilizar sobre as linguagem em uso, pragmática e PMs |
Demonstrar a diferença entre frases com e sem PMs, evidenciando a sua importância no discurso |
Função nuclear de cada PM e seu significado no contexto |
Nível de aprofundamento (formais e comunicativo) deve ser adequado |
Livro didático também pode ser utilizado, mas dar preferência para materiais autênticos |
Diferentes tarefas, atividades e projetos podem utilizados para este fim |
Reflexão sociocultural também deve ser tematizada no ensino de PMs |
Trabalhar com poucas PMs em sessões curtas. |
Por fim o que você acha? Quais são as vantagens e desvantagens e desafios do ensino-aprendizagem das PMs? Como você já trabalhou ou trabalharia sobre o tema?