História e Objetivos do Projeto

O projeto das Partículas Modais na USP começou em 2018 e desde então abarcou diferentes perspectivas e objetivos de pesquisa e ensino, entre eles:

– A análise linguística da função pragmática das Partículas Modais alemãs;
– O Ensino e Aprendizagem das Partículas Modais alemãs;
– A análise contrastiva das Partículas Modais no par linguístico Alemão/Português;
– A tradução das Partículas Modais Alemãs;
– A investigação das Partículas Modais em língua Portuguesa

Com este grupo temos o intuito de pesquisar, divulgar e desenvolver materiais didáticos para o ensino e aprendizagem das Partículas Modais através de um viés teórico baseado nos estudos mais atuais de linguística e ensino de línguas. Também temos o objetivo de desenvolver propostas didáticas práticas para o ensino destes elementos modais, por meio de diversos gêneros autênticos voltado para o público local (filmes, séries, Instagram, Quadrinhos, Tiktok, Twitter, Podcasts, entre outros).

As nossas pesquisas são realizadas no contexto da graduação e pós-graduação, mas também como projetos de extensão, envolvendo estudantes e professoras de alemão de fora da universidade. Mantemos colaboração com universidades brasileiras, alemãs e argentinas: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Minas Gerais, Ludwig-Maximilians-Universität München, Leibniz University Hannover, Universität Leipzig e Universidad Nacional de Córdoba.

Consulte as abas do nosso site para explorar todas as possibilidades deste material aberto e gratuito. Viel Spaß!