Publicações

Publicações do Grupo de Pesquisa

AQUINO, M.; Die Modalpartikel und ihre funktionalen Äquivalente im Portugiesischen. Kontrastive Pragmatik. Wege der Germanistik in transkultureller Perspektive. Jahrbuchs für internationale Germanistik, v. 6, p. 183-194, 2023.AQUINO, M.; Die Modalpartikel und ihre funktionalen Äquivalente im Portugiesischen. Kontrastive Pragmatik. Wege der Germanistik in transkultureller Perspektive. Jahrbuchs für internationale Germanistik, v. 6, p. 183-194, 2023.

AQUINO, M. (2023). NUCLEAR COMMUNICATIVE FUNCTION AS TEACHING STRATEGY FOR GERMAN MODAL PARTICLES: RELEVANCE OF THE MINIMALIST APPROACH . In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5906

AQUINO, M.; Das sieht ja ganz anders aus, wie fühlst du dich denn? Teaching modal particles ja and denn with the Queer Eye Germany series: a didactic model based on a Descriptive Format. PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE), v. 49, p. 170-195, 2023.

AQUINO, M.; KAHIL, T. A. . As Partículas Modais mas e ai pela perspectiva de falantes do Português Brasileiro: uma investigação da linguagem em uso. CONFLUÊNCIA, v. 63, p. 171-198, 2022.

AQUINO, M.; CINTO, A. L. M. ; KAHIL, T. A. . Mas quem ia carregar uma nota fiscal?: uma investigação da função modal de mas em língua portuguesa. CONFLUÊNCIA, v. 60, p. 373-399, 2021.

AQUINO, M.; ARANTES, P. C. C. . Partículas Modais em alemão e seus equivalentes funcionais em português brasileiro: proposta de análise e classificação para o uso. Pandaemonium Germanicum (Online), v. 40, p. 166-190, 2020.

AQUINO, M.; The Teaching of German Modal Particles: Didactic Strategies in GFL. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 20, p. 131-161, 2020.

AQUINO, M.; A contribuição da ferramenta de corpus para o ensino das PMs denn, doch, halt e wohl. Diálogo das Letras, v. 8, p. 144-158, 2019.

AQUINO, M.; A tradução da partícula modal wohl para o português: uma investigação do esforço de processamento de participantes brasileiros e alemães. CADERNOS DE TRADUÇÃO (UFSC), v. 38, p. 352-374, 2018.

AQUINO, M.; O uso de corpus para o ensino das partículas modais alemãs doch e wohl. BABEL, v. 8, p. 1 – 13, 2018.

AQUINO, M.; The processing of German modal particles in post-editing tasks. PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE), v. 20, p. 65-85, 2017.

AQUINO, M.; O questionário como ferramenta de ensino de partículas modais alemãs. PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE), v. 20, p. 156, 2017.


Artigos no Prelo do Grupo de Pesqusa

AQUINO, M. C.; A description of the pragmatic function of mas and aí in Brazilian Portuguese: analysis on the functional equivalents of German Modal Particles. Diálogo das Letras, p. e02304-17, no prelo.

AQUINO, M. C.; CABRAL, P. . A elaboração de um aplicativo para o ensino de alemão como língua adicional no contexto acadêmico brasileiro: repensando o ensino de gramática. TEXTO LIVRE, no prelo.

AQUINO, M; BADAIN, G. Reflexões sobre o ensino das partículas modais alemãs em um curso de extensão: levantamento de necessidades e experiências de estudantes e professoras de alemão. Diálogos da Linguagem, no prelo.

 

Artigos sugeridos

BUSSE, D. Partikeln im unterricht Deutsch als fremdsprache. Muttersprache, Berlin, v. 102, n. 1, p. 37-59, 1992.

BROSS, F. German modal particles and the common ground Helikon. A Multidiscip. Online J., pp. 182-209. 2012.

DIEWALD. G.  Discourse particles and modal particles as grammatical elements. K. Fischer (Ed.), Approaches to Discourse Particles, Elsevier, Amsterdam, pp. 403-425. 2006.

HEGGELUND, K. Zur bedeutung der deutschen modalpartikeln in gesprächen unter besonderer berücksichtigung der sprechakttheorie und der daf-perspektive. Linguistik Online, Berna, v. 9, n. 2, 2001.

HELBIG, G. Lexikon deutscher partikeln 2. ed. Leipzig: Verlag Enzyklopädie, 1990.

JOHNEN, T. Aí como partícula modal do português. In: MOTA, J. (ed.). CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LINGUÍSTICA, 1., 1994, Salvador. Anais […]. Salvador: Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, 1997. p. 3-9. Disponível em: Disponível em: https://bit.ly/2WX8Jog Acesso em: 24 jun. 2019.

LEISS, E. Epistemicity, evidentiality, and Theory of Mind (ToM). In: ABRAHAM, W. Modality and theory of mind: elements across languagues. Berlin: De Gruyter , p. 37-66. 2012.

WALTEREIT, R.; DETGES, U. Different functions, different histories: modal particles and discourse markers from a diachronic point of view. Catalan Journal of Linguistic, Barcelona, v. 6, p. 61-80, 2007.

WALTEREIT, R. Modal particles and their functional equivalents: a speech-act-theoretic approach Journal of Pragmatics, 33 (2001), pp. 1291-1417. 2001.

WEYDT, H. What are particles good for? In: FISCHER, K. (ed.). Approaches to discourse particles Amsterdam: Elsevier,. p. 205-218. 2006.

WEYDT, H. Abtönungspartikel: die deutschen modalwörter und ihre französischen entsprechungen. Berlin: Gehlen, 1969.

ZIMMERMAN, K. Warum sind modalpartikeln ein lernproblem? In: WEYDT, H. (ed.). Partikeln und deutschunterricht: abtönungspartikeln für lerner des deutschen. Heidelberg: Julius Groos,  p. 111-122. 1981.