Schon

A partícula modal schon tem a função comunicativa de indicar um incentivo, contra-argumento ou resistência a alguma ação. Assim, essa PM é utilizada para incentivar ou convencer o interlocutor, mostrando que existem outras perspectivas sobre um fato ou acontecimento. Na frase a seguir, a PM schon oferece um incentivo ao ouvinte não se preocupar ou se convencer que algo vai dar certo, funcionar:

Das wird schon klappen. (Isso vai dar certo sim.)

Formato Descritivo

     
  schon

Partícula Modal
Homônimo: advérbio
Propriedades Sintáticas  Campo central

escopo em toda a oração

Ocorrência Declarativas, Imperativas
Função comunicativa Indica um incentivo, contra-argumento ou resistência, mostra que existem outras perspectivas 
Significado Digo isso, pois quero argumentar/incentivar que existem contra-argumentos ou outras perspectivas com relação ao enunciado
Exemplo de uso
  • exemplo artificial (criado)
  • Na cena, Olivia quer incentivar perguntando ao seu vizinho, Oswalt, sobre túneis embaixo do prédio em que moram. Ela quer o incentivar a responder a pergunta, então diz: Jetzt sag schon (Vai, diz logo!) – (Exemplo do Corpus. Filme: Brick)

 

Exemplo do Corpus 

Na tirinha, a palavra schon aparece duas vezes, uma como advérbio (Hast du schon gehört?) e PM. Com função de PM, o tubarão utiliza schon para apresentar um contra-argumento para a fala de seu colega, ou seja: Quem se interessa por isso? Eu não acho importante.