Apresentação

Apresentação

O PEF-EPUSP é um dos quatro departamentos responsáveis pela formação de alunos de graduação na habilitação em Engenharia Civil da Escola Politécnica. Ademais, é um dos quatro principais, dentre dezesseis departamentos da Universidade de São Paulo, responsáveis pela formação de alunos de graduação na habilitação em Engenharia Ambiental da Escola Politécnica. Também oferece disciplinas obrigatórias para todas as habilitações de graduação da Escola Politécnica, assim como habilitações do Instituto de Geociências e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Compõe, com outros dois departamentos, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da EPUSP (PPGEC-Poli), que forma Mestres e Doutores desde 1970 em quatro áreas de concentração, dentre as quais a de Engenharia de Estruturas e a de Engenharia Geotécnica.

O corpo docente do Departamento é composto por 38 docentes, dos quais 24 (63%) em RDIDP, 6 em RTC (16%) e 8 em RTP (21%). Em termos de cargo, titulação ou função, 1 é auxiliar de ensino, 3 são mestres, 20 são professores doutores, 6 são livre-docentes e 8 são titulares. Além disso, conta com 4 docentes aposentados que fazem parte do programa “Professor Sênior”.

O Departamento conta ainda com 11 servidores, dos quais 3 são administrativos (um dos quais em afastamento temporário), 6 são técnicos ou auxiliares de laboratório, 1 é analista de sistemas e 1 é engenheiro.

Dentre as diversas disciplinas e subáreas que compõem as engenharias, a Resistência dos Materiais e a Estabilidade das Construções são duas das que estão presentes na Escola Politécnica desde a sua fundação em 1893, por meio da cátedra de Resistência dos Materiais e do Gabinete de Resistência dos Materiais e Estabilidade das Construções – este último um laboratório criado em 1899 sob a supervisão pessoal do ilustre engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza, havendo servido, dentre outras coisas, de embrião ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo. Essas disciplinas estão sob a responsabilidade do PEF desde a criação dos Departamentos na Universidade de São Paulo, em 1988.

Ao longo da história, a organização interna do PEF evoluiu conforme as demandas do ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, as atividades do Departamento podem ser reunidas em três grandes áreas, que se compõem de subáreas ou especialidades:

• Sistemas e Materiais estruturais

Especialidades: Projeto e Métodos Construtivos de Estruturas, Estruturas Metálicas, de Madeira e de Concreto, Pontes e Grandes Estruturas e Análise Experimental

• Mecânica das Estruturas

Especialidades: Teoria das Estruturas, Mecânica dos Sólidos Deformáveis e Métodos Computacionais em Mecânica Aplicada.

• Geotecnia

Especialidades: Mecânica dos Solos, Obras de Terra, Fundações e Geotecnia Ambiental

A infraestrutura do PEF compreende três laboratórios de ensino, pesquisa e extensão:

• LEM – Laboratório de Estruturas e Materiais Estruturais

• LMC – Laboratório de Mecânica Computacional

• LMS – Laboratório de Mecânica dos Solos Milton Vargas

O PEF integra o laboratório multidisciplinar LIM – Laboratório de Inovação em Vias Metroferroviárias, com os Departamentos de Engenharia de Transportes e de Engenharia de Construção Civil.

Também participa, por meio da coordenação, do NAP – Núcleo de Apoio à Pesquisa USP Cidades, o que potencializa a sua atuação frente aos importantes desafios relacionados à infraestrutura das cidades brasileiras.