Site da USP
Pós-graduação em Engenharia Química Escola Politécnica da USP
FacebookTwitterGoogle Plus

For Students

Academic information for students

Enrollment as a regular student
Enrollment as a special student
Change from special to regular student
Using credits obtained as special student
Registration for qualification exam
Qualification exam
Change from master to direct doctorate
Inclusion and exclusion of courses
Request for special credits
PAE Teaching Improvement Program
Using credits obtained outside USP
Deposit of dissertation or thesis
Extension for deposit deadline
Registration locking
Maternity or paternity leave
Change of advisor
Program shutdown


 

Enrollment as a regular student

Aluno aprovado em processo seletivo de ingresso pode solicitar a primeira matrícula como aluno regular dentro da validade do resultado do processo seletivo. A primeira matrícula deve ser feita em papel na secretaria do PEQ-EPUSP. Disciplinas podem ser incluídas somente nas datas de “Matrícula dos alunos regulares novos e alunos especiais (fora da internet)”. Fora destas datas é permitida apenas a “matrícula de acompanhamento”. Vide Calendário Escolar Pós-graduação EPUSP.

Para primeira matrícula, entregar na secretaria do PEQ-EPUSP:
Requerimento de matrícula.
– Plano de Atividades (modelo).
– Documentos que não tenham sido entregues na inscrição do processo seletivo: a) Certificados de conclusão de graduação e/ou de mestrado; b) Para estrangeiros, cópia do passaporte com visto.

Após a primeira matrícula, o aluno será inserido no Sistema Janus e fará as matrículas seguintes, seja em disciplinas ou de acompanhamento, eletronicamente de acordo com as datas para “Pré-matrícula dos alunos regulares (pela internet)” no Calendário Escolar Pós-graduação EPUSP.

 

Enrollment as a special student

Alunos especiais são aqueles matriculados apenas em disciplinas isoladas. A matrícula como aluno especial pode ser realizada somente nas datas de “Matrícula dos alunos regulares novos e alunos especiais (fora da internet)”, conforme Calendário Escolar Pós-graduação EPUSP.

O interessado em cursar disciplinas como aluno especial deve entrar em contato com o docente responsável pela disciplina para pedir autorização para cursar a disciplina.

Entregar na secretaria do PEQ EPUSP:
Requerimento de matrícula com assinatura do docente responsável ou com uma carta de autorização.
– Caso seja a primeira matrícula como especial, são necessários:
a) Cópia de documentos: carteira de identidade; CPF; quitação com serviço militar; título de eleitor. Se estrangeiro: cópia do passaporte válido com visto temporário ou permanente.
b) Cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão do curso de graduação.
c) Cópia do histórico escolar de graduação.
d) Cópia do histórico escolar de pós-graduação.
e) Currículo, preferencialmente no formato Lattes-CNPq.

O pedido será analisado pela CCP.

 

Change from special to regular student

Aluno aprovado em processo seletivo de ingresso e que esteja matriculado na condição de aluno especial, pode solicitar a mudança para a condição de aluno regular, desde que dento da validade do resultado do processo seletivo.

Entregar na secretaria do PEQ EPUSP:
Formulário
– Cópia do resultado do processo seletivo no qual foi aprovado.
– Plano de Atividades (modelo).
– Documentos que não tenham sido entregues na inscrição do processo seletivo: a) Certificados de conclusão de graduação e/ou de mestrado; b) Para estrangeiros, cópia do passaporte com visto.
O pedido será analisado em reunião da CCP.

 

Using credits obtained as special student

O aluno regular pode solicitar aproveitamento de créditos referente a disciplinas cursadas como aluno especial nos últimos 36 meses anteriores ao início da contagem do prazo (esta consta na Ficha do Aluno no Sistema Janus).

Entregar na secretaria do PEQ EPUSP:
Formulário
– Cópia da Ficha do Aluno Janus com as disciplinas requeridas.

O pedido será analisado em reunião da CCP.

 

Registration for qualification exam 

Alunos regulares devem fazer a inscrição para o exame de qualificação, com anuência do orientador:

Regulamento 2014:
– Mestrado – até 18 meses do início e ter obtido no mínimo 32 créditos.
– Doutorado – até 24 meses do início e ter obtido no mínimo 24 créditos.
– Doutorado direto – até 33 meses do início e ter obtido no mínimo 56 créditos.

Regulamento 2019:
– Mestrado – até 18 meses do início e ter obtido no mínimo 32 créditos.
– Doutorado – até 27 meses do início e ter obtido no mínimo 16 créditos.
– Doutorado direto – até 33 meses do início e ter obtido no mínimo 32 créditos.

Verifique na Ficha do Aluno do Sistema Janus sua data limite para inscrição. Verifique qual a data de fechamento de pauta da reunião da CCP anterior à sua data limite, pois a inscrição é avaliada em reunião.
A realização do exame de qualificação deve ocorrer até 60 dias a contar da data de inscrição, ou 90 dias para o Regulamento 2019.

Entregar na secretaria do PEQ EPUSP:
Formulário de inscrição.
– Texto de qualificação.

Em casos excepcionais a inscrição sem o texto pode ser avaliada em uma reunião e o texto ser avaliado na reunião seguinte da CCP, o que acaba reduzindo em pelo menos 30 dias o prazo para realização do exame.

Membros da banca devem estar cadastrados no Sistema USP. Caso necessário, preencher o Cadastro de professor (português ou inglês) e enviar DOC para pos.pqi.poli@usp.br.

 

Qualification exam

A realização do exame de qualificação deve ocorrer até 60 dias a contar da data de inscrição, ou 90 dias para o Regulamento 2019. Após inscrição, verifique na Ficha do Aluno do Sistema Janus a data limite para realização do exame.
O exame de qualificação consiste na apresentação oral pública, de 20 a 30 minutos, perante a Comissão examinadora, de forma fundamentada e crítica, da pesquisa referente à dissertação de Mestrado ou tese de Doutorado do candidato.

Após a apresentação oral, haverá arguição pelos membros da Comissão examinadora, pelo tempo máximo de 3 horas. Ao término, a Comissão examinadora deve registrar em ata suas recomendações, aprovando ou não o candidato.

Para o agendamento do exame, o orientador deve entrar em contato com os membros da Comissão examinadora que foram indicados pela CCP, e encaminhar eletronicamente ou em papel o texto de qualificação.

O aluno deve fazer a reserva de sala e levar, no dia do exame:
Ata de Exame de Qualificação.

Após a realização do exame, o aluno deve entregar na secretaria a ata do exame e também, para assinatura pela coordenação, as declarações de participação dos membros que necessitarem:
Modelo de declaração de participação em comissão examinadora de exame de qualificação.

O aluno que for reprovado no exame de qualificação poderá se inscrever para repeti-lo apenas uma vez, devendo realizar nova inscrição no prazo de 30 dias após a realização do primeiro exame. O segundo exame deverá ser realizado no prazo de 60 dias após a inscrição, ou 90 dias para o Regulamento 2019.

 

Change from master to direct doctorate

O aluno regular de mestrado pode solicitar, com anuência do orientador, a mudança para o curso de doutorado direto.

Enviar a documentação em formato PDF para pos.pqi.poli@usp.br
– Ficha do aluno Sistema Janus.
– Comprovação de proficiência em inglês para nível de doutorado de acordo com o último processo seletivo de ingresso.
– Síntese do trabalho desenvolvido no Mestrado até aquele momento e projeto de pesquisa de Doutorado.
– Justificativa do orientador, fundamentada no mérito e na originalidade da proposta do trabalho, no desempenho do aluno no curso e na maturidade científica do aluno.

O pedido será analisado em reunião da CCP, que constituirá uma banca examinadora para avaliação do pedido de mudança de nível. Para o Regulamento 2019, a comissão examinadora de qualificação pode sugerir a mudança de nível.

 

Inclusion and exclusion of courses

Na EPUSP, as disciplinas de pós-graduação são oferecidas em três períodos. A matrícula em disciplinas de um aluno regular deve ser feita pelo Sistema Janus nas datas para “Pré-matrícula dos alunos regulares (pela internet)”. A primeira matrícula de um novo aluno deve ser feita nas datas de “Matrícula dos alunos regulares novos e alunos especiais (fora da internet)”. Vide Calendário Escolar Pós-graduação EPUSP.

O Calendário apresenta também datas para “Inclusão e exclusão de disciplinas (fora da internet)” para os 3 períodos. Para isto, entregar na secretaria do PEQ EPUSP:
Formulário de inclusão e exclusão de disciplinas, com assinatura do ministrante das disciplinas e orientador.

 

Request for special credits

Alunos regulares podem solicitar créditos especiais pela realização de algumas atividades complementares à sua formação científica, tais como publicações, patentes e estágio PAE. Estes créditos entram no histórico escolar e são somados aos créditos de disciplinas.

O número créditos especiais é 8/16/24 para Mestrado/Doutorado/Doutorado Direto (Regulamento 2014) ou 8/12/16 para Mestrado/Doutorado/Doutorado Direto (Regulamento 2019), obedecendo também aos números máximos por tipo de atividade de acordo com o Regulamento do Programa.

Entregar na secretaria do PEQ EPUSP:
– Formulário de pedido de créditos especiais (Versões: Regulamento 2014 e 2019).
– Comprovação documental da atividade realizada.
O pedido será analisado em reunião da CCP e encaminhado para a reunião da CPG.

 

PAE Teaching Improvement Program 

O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE destina-se a alunos de Pós-Graduação da USP e seu objetivo é aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação. Consiste em duas etapas: Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência. Visite o site institucional para mais informações.

 

Using credits obtained outside USP

Disciplinas cursadas fora da USP, nos 36 meses anteriores à data da matrícula inicial como aluno regular e em Programa de Pós-Graduação reconhecido, poderão ser aceitas para contagem de créditos, até o limite de um terço do valor mínimo exigido, que é de 40 no mestrado, 32 no doutorado e 72 no doutorado direto (Regulamento 2014) ou 40 no mestrado, 24 no doutorado e 48 no doutorado direto (Regulamento 2019).

Entregar na secretaria do PEQ EPUSP:
Formulário de aproveitamento de créditos.
– Comprovação documental da atividade realizada.

O pedido será analisado em reunião da CCP e encaminhado para a reunião da CPG.

 

Deposit of dissertation or thesis

O depósito é realizado na Secretaria de Pós-Graduação da EPUSP. Veja as informações no site institucional. Levar junto o formulário de depósito.

Antes ou logo após o depósito, o orientador faz o pedido de banca de defesa junto à CCP. O pedido será analisado em reunião da CCP e encaminhado para a reunião da CPG. Após aprovação da banca, a defesa deve ocorrer em até 105 dias.

 

Extension for deposit deadline

Em casos excepcionais e devidamente justificados, alunos regulares podem solicitar prorrogação por até 120 dias para o depósito da Dissertação ou Tese. A data limite para depósito consta na Ficha do Aluno no Sistema Janus.

Entregar na secretaria do PEQ EPUSP:
– Carta do aluno, dirigida à CCP, solicitando prorrogação.
– Relatório referente ao estágio atual da Dissertação ou Tese e cronograma de atividades a serem desenvolvidas no período.
– Carta de justificativa do orientador com parecer sobre o estágio atual da Dissertação ou Tese.

O pedido será analisado em reunião da CCP e encaminhado para a reunião da CPG.
A data da reunião da CPG deve ser anterior à data de depósito.

 

Registration locking

O aluno regular pode requerer, mediante justificativa, o trancamento de matrícula, por prazo não superior a 365 dias, quando estiver impossibilitado temporariamente de manter suas atividades acadêmicas.

Entregar na secretaria do PEQ EPUSP:
Requerimento do aluno contendo o motivo do trancamento, sua duração em dias e a data de início, que pode ser anterior à data da solicitação quando o motivo perdurar.
– Comprovação documental do motivo do trancamento. Estes podem ser: saúde pessoal, saúde na família, ou profissional. Em caso de motivo profissional, anexar carta do empregador informando o período de afastamento.
– Carta do orientador com parecer sobre o andamento do curso e cronograma atualizado de atividades de acordo com o novo prazo para depósito.

O pedido será analisado em reunião da CCP e encaminhado para a reunião da CPG. Em casos de saúde, a CPG poderá encaminhar o pedido para deliberação no CoPGr (Pró-reitoria).

 

Maternity or paternity leave

O aluno regular poderá usufruir de licença-maternidade (até 6 meses) ou paternidade (até 5 dias para Regimento 2013 e até 20 dias para Regimento 2018), com suspensão da contagem dos prazos regimentais.

Entregar na secretaria do PEQ EPUSP:
Requerimento do aluno, duração em dias e a data de início, que deve ver a data de nascimento ou adoção.
– Comprovação documental: certidão de nascimento ou de adoção.
– Carta do orientador com parecer sobre o andamento do curso e cronograma atualizado de atividades de acordo com o novo prazo para depósito.

O pedido será analisado em reunião da CCP e encaminhado para a reunião da CPG.

 

Change of advisor 

Ao aluno é facultada a mudança de orientador com anuência do orientador atual e do novo orientador.

Entregar na secretaria do PEQ EPUSP:
Formulário de mudança de orientador.

O pedido será analisado em reunião da CCP.

 

Program shutdown

O aluno regular pode solicitar o desligamento do programa de pós-graduação.

Entregar na secretaria do PEQ EPUSP:
Formulário de desligamento

O pedido será analisado em reunião da CCP.