Site da USP
Pós-graduação em Engenharia Química Escola Politécnica da USP
FacebookTwitterGoogle Plus

For Advisors

Academic information for advisors

Defense commission request
Registration of supervisor
Registration of co-supervisor
Registration of course
Opinion on registration of supervisor
Opinion on registration of course
Rectification of grade and attendance

 


Defense commission request 

Concomitante ao depósito da dissertação ou tese, o orientador encaminha à CCP uma proposta de comissão julgadora de defesa e a seguinte comprovação:
a) Mestrado – submissão de pelo menos 1 trabalho em congresso científico de repercussão nacional ou internacional reconhecido pela comunidade, em coautoria com o orientador, no tema desenvolvido na dissertação e submetido durante o respectivo curso.
b) Doutorado – submissão de pelo menos 1 trabalho em periódico científico indexado no ISI Web of Science ou SciElo (ou indicador de produção científica equivalente a ser avaliado pela CCP). Este trabalho deve ser em coautoria com o orientador, no tema desenvolvido na tese e submetido durante o respectivo curso.

Para a composição da banca:
a) Três membros para mestrado e cinco para doutorado. O orientador será o presidente com direito a voto.
b) A maioria dos membros deverá ser externa ao Programa (2 para mestrado e 3 para doutorado), sendo pelo menos 1 externo à USP (Regimento antigo) ou externo à EPUSP (Regimento novo). Coorientadores e ministrantes de disciplinas são considerados internos ao Programa, mesmo sendo de outra instituição.
c) É vedada a participação de parente em linha direta ou colateral até quarto grau do aluno, do orientador e dos demais membros da comissão. É vedada a participação de membros que possuam qualquer relação percebida como impeditiva de uma avaliação isenta.
d) Membros devem estar cadastrados no Sistema Janus. Caso necessário, preencher o Cadastro de professor (português ou inglês) e enviar o arquivo para pos.pqi.poli@usp.br.
e) Na proposta deve haver, no mínimo, um suplente para cada membro titular.
f) Em caso de dupla-titulação, a comissão deve ser composta conforme convênio.

Para o pedido de comissão julgadora, entregar na secretaria do PEQ-EPUSP:
– Formulário de banca de mestrado ou doutorado (enviar também o arquivo para pos.pqi.poli@usp.br).
– Comprovação de submissão de trabalho científico correspondente.

A proposta de comissão julgado será analisada em reunião da CCP e encaminhada para a reunião da CPG apenas após confirmação do depósito da dissertação ou tese na Secretaria de Pós-graduação da EPUSP. A defesa deve ocorrer em até 120 dias após designação da comissão.

 

Registration of supervisor

O credenciamento pleno de um docente do departamento como orientador tem validade de 3 anos. O credenciamento pode ser específico para um aluno. Para pedir credenciamento inicial, recredenciamento, ou credenciamento específico, enviar eletronicamente para pos.pqi.poli@usp.br
– Carta de justificativa.
Formulário de credenciamento.
– CV Lattes atualizado.
– Plano de pesquisa do aluno, no caso de credenciamento específico.

Critérios para credenciamento pleno inicial – Item X.5 do Regulamento do Programa.
Critérios para primeiro recredenciamento – Item X.6 do Regulamento do Programa.
Critérios para demais recredenciamentos – Item X.7 do Regulamento do Programa.
Critérios para credenciamento específico – Item X.8 do Regulamento do Programa.

O pedido será analisado em reunião da CCP para indicação de parecerista. O parecer emitido será analisado na reunião seguinte da CCP. Em caso favorável, o pedido será encaminhado para reunião da CPG. Vide Calendário de reuniões.

 

Registration of co-supervisor

Um aluno pode ter um ou mais coorientadores que contribuam com tópicos específicos no desenvolvimento da tese ou dissertação. O coorientador deverá ter título de doutor. O credenciamento será específico para um aluno e pode ser realizado em até 80% do prazo regulamentar do curso, ou seja, 28,8 meses para mestrado, 43,2 meses para doutorado ou 52,8 meses para doutorado direto. Este prazo máximo não se aplica ao caso de supervisor de estágio sanduíche no exterior.

Enviar eletronicamente para pos.pqi.poli@usp.br
– Carta de justificativa do orientador.
Formulário de credenciamento.
– CV Lattes atualizado.
– Plano de pesquisa do aluno.

Critérios para credenciamento de coorientador – Item XI.9 do Regulamento do Programa.

O pedido será analisado em reunião da CCP para indicação de parecerista. O parecer será analisado na reunião seguinte da CCP. Em caso favorável, o pedido será encaminhado para reunião da CPG. Vide Calendário de reuniões.

 

Registration of course

O credenciamento de disciplinas é válido por 3 anos. Para pedir o credenciamento de uma nova disciplina ou o recredenciamento de disciplina existente, enviar eletronicamente para pos.pqi.poli@usp.br
– Carta de justificativa para o credenciamento ou recredenciamento, e justificativa da participação de docentes colaboradores não credenciados no programa.
Formulário para proposta de disciplina (DOC).
– CV Lattes dos docentes.

O pedido será analisado em reunião da CCP para indicação de parecerista. O parecer será analisado na reunião seguinte da CCP. Em caso favorável, o pedido será encaminhado para reunião da CPG. Dado o trâmite, é importante pedir o credenciamento ou recredenciamento com antecedência para que a disciplina esteja disponível no sistema Janus para matrícula. Vide Calendário de reuniões.

 

Opinion on registration of supervisor

Pedidos de credenciamento e recredenciamento de orientadores são encaminhados pela CCP para um parecerista, que deve levar em conta os critérios constantes no Item XI do Regulamento do Programa. Docentes externos ao departamento podem ser credenciados em condições excepcionais para orientação específica ou coorientação.

Entregar na secretaria do PEQ-EPUSP:
Formulário de parecer sobre credenciamento de orientador.

O parecer será apreciado em reunião da CCP.

 

Opinion on registration of course

Pedidos de credenciamento e recredenciamento de disciplinas são encaminhados pela CCP para um parecerista, que deve levar em conta os seguintes critérios: a) Coerência e clareza do programa da disciplina; b) Mérito e importância da disciplina na formação do aluno; c) Consistência com as linhas de pesquisa do Programa; d) Pertinência e atualidade da bibliografia; e) Competência e experiência dos docentes responsáveis.

Entregar na secretaria do PEQ-EPUSP:
Formulário de parecer sobre credenciamento de disciplina.

O parecer será apreciado em reunião da CCP.

 

Rectification of grade and attendance 

Havendo necessidade de retificar conceitos e/ou frequência de alunos em disciplinas de pós-graduação, após a consolidação no Sistema Janus, entregar na secretaria do PEQ-EPUSP:
Formulário de retificação.