Palestra: Engenharia Química: uma Retrospectiva e Tendências Futuras em Ensino e Pesquisa com o Professor Ignacio Grossmann da Carnegie Mellon University, Pittsburgh, Pennsylvania.

Dia 13/09 às 10:00 na Sala Profa. Priscila Aya Shimizu, no piso superior do Bloco 19 do Depto. de Engenharia Química da EPUSP, situado à Rua do Lago 250 (ao
lado do bandejão das Químicas)

Engenharia Química: uma Retrospectiva e Tendências Futuras em Ensino e Pesquisa

Nesta palestra, primeiro apresentamos um relato histórico de como a Engenharia Química evoluiu como disciplina nos últimos 125 anos desde as palestras pioneiras de George Davis em Manchester em 1888 e Lewis Norton no MIT em 1888. Mostramos como a disciplina evoluiu de princípios gerais, o conceito de operações unitárias, termodinâmica, cinética, catálise, fenômenos de transporte, engenharia de polímeros, engenharia de reação, engenharia de sistemas de processo, bioengenharia e nanotecnologia. Destacamos como a pesquisa acadêmica na última década teve um forte impulso em direção à ciência, em grande parte devido ao surgimento de áreas como a nanotecnologia e a biotecnologia, o que causou uma certa desconexão entre a academia e a indústria. Discutimos as implicações que isso está tendo na educação e na pesquisa, com foco especial no Reino Unido e em alguns países como Holanda e Japão. Ressaltamos a recente volta aos fundamentos devido à importância crescente das áreas de energia e sustentabilidade. Finalmente, terminamos a palestra com várias recomendações sobre como manter a força da disciplina.

A inscrição é necessária, e deve ser feita através do link:  https://goo.gl/forms/RGD2AK8rNbDthcKED3

 

O Prof. Ignacio E. Grossmann é Professor Titular do Departamento de Engenharia Química da Universidade Carnegie Mellon. Ele obteve seu diploma em Engenharia Química pela Universidad Iberoamericana, Cidade do México, em 1974, e seu mestrado e doutorado em Engenharia Química no Imperial College em 1975 e 1977, respectivamente. Depois de trabalhar como engenheiro de P & D no Instituto Mexicano del Petróleo em 1978, ele ingressou na Carnegie Mellon em 1979. Ele foi diretor do Laboratório de Síntese do Engineering Design Research Center de 1988 a 1993. Ele é diretor do "Center o Advanced Process Decision-making", que compreende um total de 20 empresas petrolíferas, químicas e de engenharia. Ignacio Grossmann é membro da Academia Nacional de Engenharia (EUA), da Academia Mexicana de Engenharia e é editor associado do AIChE Journal e membro do conselho editorial da Computers and Chemical Engineering, Journal of Global Optimization, Optimization and Engineering, Latin American Applied Research, e Process Systems Engineering Series. Ele tem um fator-H de 78.