PÓS-GRADUAÇÃO NA EPUSP

Como funciona?

A USP possui programas de pós-graduação em todas as áreas do conhecimento. Esses cursos podem ser stricto sensu, como são conhecidos os mestrados e doutorados, ou lato sensu, que é o caso dos cursos de MBA e Especialização.

A Pós-Graduação Stricto Sensu compreende os cursos de Mestrado e de Doutorado. Voltada para geração do conhecimento, destina-se a formação de docentes, pesquisadores e profissionais com amplo domínio do saber e capacidade de liderança e inovação.

Durante o curso de mestrado ou de doutorado, o aluno deverá realizar disciplinas e desenvolver seu projeto de Dissertação ou Tese. O título de Mestre ou de Doutor é obtido após cumprimento das exigências do curso, incluindo a defesa da Dissertação ou da Tese, respectivamente.

Como “aluno especial”, um profissional pode cursar disciplinas isoladas, o que pode ser uma preparação para iniciar um curso de mestrado ou doutorado. 

Processo seletivo e custos

O processo de inscrição na pós-graduação stricto sensu na USP varia conforme o programa escolhido. No PEQ-EPUSP, são abertos editais de ingresso ao longo do ano. Veja detalhes em “Processo seletivo“.

Todos os cursos de pós-graduação stricto sensu da USP são gratuitos para o aluno. Assim não há taxa de matrícula ou mensalidade para nenhum aluno, seja ele brasileiro ou estrangeiro.

Modalidades

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Escola Politécnica da USP (PEQ/EPUSP) oferece cursos de MESTRADO e de DOUTORADO.

A inscrição nos processos seletivos para o MESTRADO em Engenharia Química poderá ser feita por graduados nas áreas de ciências exatas e tecnologia. A inscrição para curso de DOUTORADO poderá ser feita por portadores do título de Mestre em área correlata.

Os alunos de pós-graduação da EPUSP são divididos em duas categorias:

  • Alunos Regulares: matriculados nos cursos de Mestrado ou Doutorado e com um orientador credenciado no programa.
  • Alunos Especiais: profissionais que queiram cursar disciplinas avulsas de pós-graduação. Ao serem aprovados como alunos regulares, alunos que cursaram disciplinas como especiais podem utilizar os créditos que em tenham sido aprovados nos três anos que antecedem o seu ingresso.

A pós-graduação pode ser cursada em dedicação exclusiva com bolsas institucionais ou de projetos de pesquisa de MESTRADO e DOUTORADO, ou pode ser cursada em dedicação parcial sem bolsa de estudos.

Conhecendo a Pós-Graduação na USP

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação disponibiliza o Curso de Introdução à Pós-Graduação que tem como objetivo transmitir aos alunos ingressantes conhecimento necessários sobre o funcionamento da pós-graduação na USP.

Mestrado em Engenharia Química

Para a obtenção do título de Mestre, o aluno regular deverá cumprir as seguintes atividades, no período máximo de 36 meses (3 anos):

  • 40 créditos em disciplinas de pós-graduação: 32 créditos em disciplinas eletivas e 8 créditos em uma disciplina obrigatória de Mestrado (poderão ser aceitas para contagem de créditos, disciplinas cursadas como aluno especial, nos três anos que antecedem a sua matrícula como aluno regular);
  • Aprovação no Exame de Qualificação de Mestrado, que consiste na apresentação oral perante banca examinadora, de forma fundamentada e crítica, da pesquisa referente à dissertação de mestrado;
  • Depósito da dissertação no Serviço de Pós-Graduação; com comprovação de submissão de pelo menos um trabalho em congresso científico de repercussão nacional ou internacional reconhecido pela comunidade, em co-autoria com o orientador, no tema desenvolvido na dissertação e submetido durante o respectivo curso;
  • Aprovação na defesa da Dissertação de Mestrado, com exposição oral do trabalho e arguição sobre o mesmo perante banca de três professores, sendo dois externos ao programa e ao menos um externo à EPUSP.

Doutorado em Engenharia Química

Para a obtenção de título de Doutor, o aluno regular deverá cumprir as seguintes atividades, no período máximo de 54 meses (4,5 anos):

  • 24 créditos em disciplinas de pós-graduação (poderão ser aceitas para contagem de créditos, disciplinas cursadas como aluno especial, retroagindo o início do programa a data da primeira disciplina);
  • Aprovação no Exame de Qualificação de Doutorado, que consiste na apresentação oral perante banca examinadora, de forma fundamentada e crítica, da pesquisa referente à tese de doutorado;
  • Depósito da tese no Serviço de Pós-Graduação; comprovação da submissão de pelo menos um trabalho em periódico científico indexado com corpo editorial. Estes trabalhos devem ser em co-autoria com o orientador, no tema desenvolvido na tese e submetidos durante o respectivo curso.
  • Aprovação na defesa da Tese de Doutorado, com exposição oral do trabalho e arguição sobre o mesmo perante banca de cinco professores, sendo ao menos três externos ao programa e um externo à EPUSP.

Doutorado Direto em Engenharia Química

Para o candidato ao título de Doutor, não portador do título de Mestre obtido pela USP, ou com equivalência por ela reconhecida (Doutorado Direto), valem as condições apresentadas acima para a obtenção de título de Doutor, sendo que o número de créditos em disciplinas de pós-graduação é de 48 e o prazo máximo para conclusão é de 66 meses (5,5 anos).