Você está visualizando atualmente Metodologia para atribuição de bolsas

Metodologia para atribuição de bolsas

Metodologia para distribuição dos candidatos indicados a bolsa entre os orientadores que dispõem de bolsas

Prezados alunos e Professores,

Neste primeiro ingresso de 2021 teremos 3 bolsas de doutorado e 12 de mestrado disponíveis. Com isto esperamos contemplar os três primeiros colocados na lista de espera de doutorado e os 12 primeiros colocados na de mestrado. Mas de praxe mais alunos acabam sendo contemplados porque alguns desistem ou escolhem outro programa. O número de bolsas é reduzido pois por causa da pandemia a Capes autorizou que os alunos permaneçam 6 meses adicionais com a bolsa, e o CNPq reviu o procedimento de distribuição de quotas.

Neste ano somente alguns professores do programa contarão com bolsas. Desta forma teremos em um primeiro momento que distribuir os melhores alunos indicados a bolsa entre estes professores.
Esta distribuição seguirá uma sistemática que está melhor explicada no texto que segue.

IMPORTANTE: sugerimos que os alunos que estiverem nas primeiras colocações (até o quinto na lista de doutorado, e décimo-sexto na lista de mestrado) não se matriculem como alunos regulares até que eles estejam distribuídos entre os professores com bolsa. Não haverá maiores prejuízos aos alunos porque eles podem passar a regulares a qualquer momento.

A primeira rodada de distribuição terminará no dia 03/03/2021.

Atenciosamente,

Galo A. C. Le Roux

I – Introdução

Os alunos receberão a lista de orientadores com os respectivos temas e e-mails para contato. Eles devem procurar os orientadores de seu interesse, que dispõe de bolsas, e conversar.
Disponibilizaremos informações dos alunos para os professores terem uma primeira avaliação.

II – Rodadas de Distribuição

Serão realizadas várias rodadas de distribuição até que todas as bolsas disponíveis sejam preenchidas. Estas rodadas são compostas das seguintes etapas:

Etapa 1. Os alunos devem procurar os professores com que gostariam de trabalhar e que tem bolsa.

Etapa 2. Os professores devem classificar para cada vaga que tiverem, até três alunos que o tenham procurado gerando uma lista com a ordem de preferência:
– o aluno que ele preferir;
– o segundo na ordem de preferência;
– o terceiro na ordem de preferência.
Essa lista deve ser comunicada somente à coordenação.

Etapa 3. Os alunos que estiverem na lista de classificação devem classificar os professores que tiverem procurado gerando uma lista com até três professores em ordem de preferência:
– o primeiro o Professor que ele prefere;
– o segundo na ordem de preferência;
– o terceiro na ordem de preferência.
Essa lista deve ser comunicada somente à coordenação.

Etapa 4. Será feita uma análise das listas de preferencias
A coordenação fará os pareamentos considerando as seguintes premissas:
Regra 1. Os pareamentos em que o aluno e o orientador mostrarem mais interesse um no outro serão preferidos.;
Regra 2. Caso haja empate em relação a uma vaga (por exemplo, o aluno X colocou o orientador A em primeiro e o orientador A o colocou em terceiro, enquanto que o aluno Y colocou o orientador A em segundo e o orientador A colocou o aluno Y em segundo) será dada prioridade para a preferência do professor (no exemplo acima seria dada preferência ao pareamento Y-A);
Regra 3. Não serão feitos pareamentos em que ou o aluno ou o professor não tenham mostrado preferência um pelo outro;

Caso a rodada termine sem que alguns orientadores e alunos tenham sido pareados, será feita uma nova rodada.
Mas antes de fazer uma nova rodada:
– o aluno que não tiver dado preferência a nenhum orientador, será excluído das próximas rodadas;
– os alunos que não quiserem participar das próximas rodadas devem se manifestar;
– o orientador que não tenha dado preferência a nenhum aluno também não participará das próximas rodadas;
– serão convidados para participar das rodadas seguintes os alunos por ordem de posição na lista de espera;
– serão convidados os professores na ordem de atribuição de bolsas que foi estabelecida em setembro de 2020.

Os alunos que saírem das rodadas de pareamento continuarão a ocupar as posições originais relativas na lista de espera.

Caso alguma bolsa se libere antes de 10 de Junho de 2021, ela será oferecida ao aluno que ocupar a primeira posição na lista de espera que terá a possibilidade de procurar um orientador que o aceite, passando assim a usufruir da bolsa. Caso ele não aceite ou não consiga, será consultado o aluno seguinte e assim sucessivamente.

III – Primeira Rodada – Término dia 03/03/2021