Palestra: Avanços Recentes em Modelos Computacionais para a Otimização Discreta e Contínua de Sistemas de Processos Industriais com o Professor Ignacio Grossmann da Carnegie Mellon University, Pittsburgh, Pennsylvania.

Dia 13/09 às 14:00 na Sala Profa. Priscila Aya Shimizu, no piso superior do Bloco 19 do Depto. de Engenharia Química da EPUSP, situado à Rua do Lago 250 (ao lado do bandejão das Químicas)

Avanços Recentes em Modelos Computacionais para a Otimização Discreta e Contínua de Sistemas de Processos Industriais

Neste seminário, apresentamos uma visão geral de modelos e algoritmos recentes para a otimização discreta e contínua de uma variedade de aplicações desafiadoras na Engenharia de Sistemas de Processo, e isso tem sido em grande parte o resultado de colaborações com a indústria. Primeiro, fornecemos uma breve visão geral dos modelos determinísticos baseados em programação  linear/não-linear mista inteira (MILP/MINLP) para destacar o progresso que foi feito. Em seguida, apresentamos uma breve revisão da otimização global para a qual o progresso é ilustrado com a síntese de redes integradas de água, com o projeto de fabricação centralizada e distribuída de biomassa e com o projeto e planejamento de infraestruturas para a produção de gás de xisto que envolvem grandes modelos MINLP não convexos de grande escala. A fim de melhorar a previsão de limites inferiores para problemas MINLP convexos e não-convexos, descrevemos procedimentos teóricos baseados na programação disjuntiva generalizada com o objetivo de fortalecer as relaxações contínuas correspondentes, e para os quais métodos eficazes de cutting plane foram desenvolvidos, como será mostrado através de resultados numéricos em problemas teste. Finalmente, abordamos o tratamento da incerteza em modelos discretos/contínuos por meio de abordagens baseadas em otimização robusta e programação estocástica. O primeiro é ilustrado através de exemplo de armazenamento criogênico em plantas de separação de ar que participam dos mercados de eletricidade e de reserva operacional. Para o caso de programação estocástica, consideramos primeiro o desenvolvimento de estratégias baseadas em decomposição e que podem lidar com um grande número de cenários; isto é ilustrado com o projeto ideal de cadeias de suprimentos sujeitas a interrupções em seus centros de distribuição. Por fim, consideramos modelos de programação estocástica multiestágio que envolvem parâmetros exógenos e endógenos para os quais métodos eficazes teóricos e de solução são propostos. Estes são aplicados ao projeto e planejamento de instalações offshore com incerteza nos preços do petróleo bruto e nos tamanhos dos reservatórios.
A inscrição é necessária, e deve ser feita através do link: https://goo.gl/forms/RGD2AK8rNbDtcKED3

O Prof. Ignacio E. Grossmann é Professor Titular do Departamento de Engenharia Química da Universidade Carnegie Mellon. Ele obteve seu diploma em Engenharia Química pela Universidad Iberoamericana, Cidade do México, em 1974, e seu mestrado e doutorado em Engenharia Química no Imperial College em 1975 e 1977, respectivamente. Depois de trabalhar como engenheiro de P & D no Instituto Mexicano del Petróleo em 1978, ele ingressou na Carnegie Mellon em 1979. Ele foi diretor do Laboratório de Síntese do Engineering Design Research Center de 1988 a 1993. Ele é diretor do "Center o Advanced Process Decision-making", que compreende um total de 20 empresas petrolíferas, químicas e de engenharia. Ignacio Grossmann é membro da  Academia Nacional de Engenharia (EUA), da Academia Mexicana de Engenharia e é editor associado do AIChE Journal e membro do conselho editorial da Computers and Chemical Engineering, Journal of Global Optimization, Optimization and Engineering, Latin American Applied Research, e Process Systems Engineering Series. Ele tem um fator-H de 78.