Já ouviu falar sobre a pesquisa de opinião?

A pesquisa de opinião é uma prática que visa coletar dados sobre as visões, atitudes, crenças e preferências de um grupo específico de pessoas em relação a determinados temas.

Por que ela é tão importante para os jovens e para a comunidade?

A pesquisa de opinião é essencial para os jovens e comunidades, pois oferece empoderamento, promove a participação cívica, constrói uma comunidade inclusiva, orienta decisões informadas, desenvolve habilidades valiosas nos adolescentes e melhora a qualidade da educação. Ao expressarem suas opiniões, os jovens contribuem para uma sociedade mais informada, participativa e centrada nas necessidades reais da juventude.​

Mais curiosidade, mais pesquisa, mais liberdade​

Temos como objetivo proporcionar aos alunos de escolas públicas conhecimentos e competências necessárias para realizar e analisar pesquisas de opinião pública, para que possam utilizar essa ferramenta como uma forma de ajudar sua comunidade, escola ou até mesmo a cidade. Com isso, desejamos que os alunos possam desenvolver mais curiosidade sobre o universo da pesquisa, além de uma visão crítica que permite analisar o mundo ao seu redor e tomar decisões coerentes.​

+ Senso Crítico

+ Curiosidade

+ Liberdade de Opinião

Já ouviu falar sobre a pesquisa de opinião?

A pesquisa de opinião é uma prática que visa coletar dados sobre as visões, atitudes, crenças e preferências de um grupo específico de pessoas em relação a determinados temas.

Por que ela é tão importante para os jovens e para a comunidade?

A pesquisa de opinião é essencial para os jovens e comunidades, pois oferece empoderamento, promove a participação cívica, constrói uma comunidade inclusiva, orienta decisões informadas, desenvolve habilidades valiosas nos adolescentes e melhora a qualidade da educação. Ao expressarem suas opiniões, os jovens contribuem para uma sociedade mais informada, participativa e centrada nas necessidades reais da juventude.​

Mais curiosidade, mais pesquisa, mais liberdade​

Temos como objetivo proporcionar aos alunos de escolas públicas conhecimentos e competências necessárias para realizar e analisar pesquisas de opinião pública, para que possam utilizar essa ferramenta como uma forma de ajudar sua comunidade, escola ou até mesmo a cidade. Com isso, desejamos que os alunos possam desenvolver mais curiosidade sobre o universo da pesquisa, além de uma visão crítica que permite analisar o mundo ao seu redor e tomar decisões coerentes.​

+ Senso Crítico

+ Curiosidade

+ Liberdade de Opinião

Como funciona o Pesquisa AÊ?

Parte 1



Entender para que a pesquisa serve, sobre pesquisas de opinião, mensuração e escalas, elaboração de instrumentos de coleta de dados (questionários, falando sobre a pesquisa qualitativa), conceitos de amostragem, conceitos básicos de análise e interpretação de relatórios de pesquisa.

Parte 2



Serão feitas atividades práticas como a formulação do objetivo de pesquisa, desenho dos questionários, esboço da amostra, definição dos procedimentos de pesquisa, coleta de dados, análise e interpretação dos resultados e o relatório final. Além do acompanhamento presencial, serão feitos acompanhamentos online para que os alunos possam tirar dúvidas.

Parte 3



Apresentação de um projeto final para colocar em prática todos os conceitos aprendidos e entrega de certificados.

Um projeto de alunos para alunos!

O PesquisaAÊ é um projeto desenvolvido 100% por alunas do curso de Marketing da Escola de Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Desenvolvido em 2023, com a Coordenação do Professor e Coordenador do curso de Marketing da EACH USP, o projeto foi estruturado pelas alunas com o intuito de aprimorar o desenvolvimento profissional e mesmo intelectual, possibilitando também a troca de experiência com outras pessoas e a oportunidade de levar conhecimento para alunos de outras escolas.

José Mauro

Professor e Coordenador do curso de Marketing da EACH USP

Beatriz Costa

Aluna do 4° ano do cuso de Marketing da EACH USP​

Carolina Chagas

Aluna do 2° ano do cuso de Marketing da EACH USP​

Andressa Arruda

Aluna do 4° ano do cuso de Marketing da EACH USP​

foto andressa

Andressa Cavalcante

Aluna do 4º ano do curso de Marketing na EACH USP

Conheça a EACH USP, sede do Pesquisa Aê

O curso será ministrado no Anfiteatro da Universidade (a definir o local exato), um local espaçoso estruturado para garantir conforto aos estudantes. ​

Conheça a EACH USP, sede do PesquisaAê

O curso será ministrado no Anfiteatro da Universidade (a definir o local exato), um local espaçoso estruturado para garantir conforto aos estudantes. ​

Patrocinador oficial Pesquisa AÊ

A Kantar é uma empresa global de dados, insights e consultoria, especializada em entender o comportamento do consumidor. Ela oferece uma ampla gama de serviços, incluindo pesquisas de mercado, análises de mídia, estudos de marca e consultoria estratégica. A Kantar atua em diversos setores, como FMCG (bens de consumo), varejo, tecnologia, mídia e comunicações, ajudando empresas a entenderem melhor seus mercados, clientes e concorrentes para tomarem decisões mais assertivas. Em conjunto com o PesquisaAÊ, a empresa atuará auxiliando nas atividades do projeto por meio de palestras, levando aos estudantes toda a expertise que possui.​

Cronograma

INSCREVA-SE JÁ!

Para participar do projeto, basta preencher o formulário de cadastro clicando no botão abaixo. Em breve, faremos contato via e-mail e WhatsApp para mais detalhes sobre o início do curso.