Estabelecer temas, perguntas e hipóteses de pesquisa é essencial para alcançar um equilíbrio e ligação harmônica entre as partes, assim como para determinar os objetivos do seu estudo!
- Tema: campo que estabelecemos dentro de uma área, por exemplo: (i) as dificuldades de aprendizagem de X por estudantes em determinado contexto; (ii) metáforas utilizadas nas literaturas de autoras feministas do período Z; (iii) o papel das ferramentas digitais para o ensino de uma língua adicional.
- Problema: recorte dentro da área específica (dificuldade, lacunas), por exemplo: (i) Compreender quais condições influenciam na dificuldade de aprendizagem X?; (ii) Entender tipos de metáforas utilizadas por autoras femininas para representar K (isolamento, natureza, assédio, violência etc) na sociedade Z; (iii) A utilização de ferramentas para fomentar H (produção escrita ou oral, motivação, pensamento crítico) no ensino de uma língua adicional.
- Perguntas: questionamentos a partir do tema para serem respondidos pelos resultados da pesquisa, por exemplo: (i) Como solucionar a dificuldade de aprendizagem X neste contexto específico e quais fatores determinam tal dificuldade?; (ii) Qual o motivo da maior ocorrência da metáfora W em relação a outras metáforas e qual a representação da sociedade Z?; (iii) Quais são os efeitos do uso de ferramentas digitais sobre H para o ensino de uma língua adicional e quais as percepções das estudantes?
Hipótese: todo trabalho científico deve constituir um raciocínio demonstrativo de uma hipótese (o que você acha que vai acontecer, que vai alcançar com esta pesquisa?), que demonstra ou soluciona o problema pesquisado (que se situa dentro de um tema). Assim, as hipóteses são como conjecturas que respondem a determinados problemas que serão tratados ao longo da pesquisa.
Dica: a hipótese inicial pode não ser confirmada pelos resultados e novas hipóteses podem surgir no desenrolar da pesquisa! Assim, esteja aberta ao que os seus dados indicam, os resultados podem te surpreender (positivamente).