Estudantes da graduação em ciências humanas enfrentam inúmeras dificuldades para participar de discussões e entregar trabalhos do gênero científico. Uma das principais causas dessa dificuldade é a falta de uma formação sistemática sobre estes gêneros, orientado por cursos, meios de divulgação e materiais apropriados. Porém, não se trata apenas de conhecer a organização textual que caracteriza o trabalho científico, a universidade deve oferecer um espaço de discussão e compreensão dos objetivos, das formas e das metodologias de pesquisa, articulando assim, as diversas perspectivas da carreira em Letras e possibilitando uma inserção mais consciente e crítica na sociedade.
Tendo em vista que a formação acadêmica não se restringe apenas à acumulação de conhecimentos e, que a distância que reside entre o conteúdo ministrado nas disciplinas e as experiências vividas no mundo interno e externo à sala de aula, muitas vezes não atende os objetivos das estudantes, defendemos a importância da elaboração de um programa de Metodologia de Pesquisa em Letras. Logo, para contribuir de maneira eficaz na articulação de conhecimentos teóricos, práticos e reflexivos sobre as pesquisas em Letras, criamos o Projeto de Incentivo a Pesquisa em Letras (PIPL). Este projeto tem o objetivo principal de ajudar a administrar a complexidade e incertezas da formação em Letras, abordando uma variedade de questões de cunho científico e metodológico e as suas ligações com os interesses e necessidades das nossas estudantes.
Finalmente, este projeto tem o intuito de abrir um espaço de informação, divulgação e acolhimento sobre a pesquisa em Letras, especificamente no Departamento de Letras Modernas da USP. Para tanto vamos abordar os seguintes tópicos: (i) introdução à pesquisa em Letras (ii) estrutura de projeto de pesquisa (iii) metodologias e procedimentos de coleta e análise de dados; (iv) elaboração e publicação de artigos científicos (v) sites e referências relevantes.