A metodologia tem como função descrever e estruturar os procedimentos de coleta e análise de dados, assim como explicitar os materiais e métodos selecionados e que vão contribuir para alcançar os resultados da pesquisa. A metodologia tem, portanto, a função de possibilitar o acesso aos dados necessários para responder a pergunta de pesquisa. Finalmente, a metodologia possibilita identificar a abordagem de pesquisa (qualitativa, quantitativa ou híbrida), escolher os instrumentos da coleta de dados (entrevista, diário, questionário) e planejar os procedimentos de tratamento da análise de dados.
A escolha da metodologia a ser utilizada diz respeito à natureza da pesquisa que pode ser:
(1) pesquisa exploratória;
(2) pesquisas descritivas (ou de campo);
(3) pesquisas experimentais.
Na pesquisa exploratória (1), é realizado levantamento de bibliografia, corpus e documentos referentes ao problema em questão. Nas pesquisas descritivas (2), observa-se fatos humanos ou sociais tal qual ocorrem, atentando para as variáveis que afetam os fatos (questionário e entrevista). Com as pesquisas experimentais, busca-se compreender de que modo ou por que um fenômeno é encontrado por meio da manipulação (quantidade e qualidade) de variáveis. Ainda sobre o tipo de pesquisa, vale considerar se a pesquisa será teórica ou aplicada, isto é, se requer ou não coleta de dados e se visa a solução de problemas.
Definido o caráter da pesquisa, conforme os objetivos propostos, busca-se delimitar as abordagens e métodos, que podem ou não ser combinados entre si. Abaixo segue uma lista de possibilidades de métodos a serem utilizados junto de sua descrição, conforme Severino (2018):
- Pesquisa qualitativa: maior enfoque nos fundamentos epistemológicos do que em especificidades metodológicas (entrevistas abertas, grupos de discussão ou técnicas de observação de participantes); realiza a interpretação dos dados; analisa as relações de significado que se produzem.
- Pesquisa quantitativa: resultados podem ser quantificados; recorre aos dados empíricos para descrever as causas de um fenômeno e relações entre variáveis; resultados procuram descrever um relato real da população alvo da pesquisa (ocorrências, frequência, experimentos)
- Pesquisa etnográfica: visa compreender os processos do dia a dia em suas diversas modalidades; registro de aspectos da vida dos sujeitos observados em suas relações socioculturais; observa comportamento de determinados grupos sociais.
- Pesquisa-ação: baseada em auto reflexão coletiva vira intervir na situação com vistas a modificá-la; o conhecimento articula-se a uma finalidade intencional; ao mesmo tempo que realiza um diagnóstico se propõe a realizar mudanças que levem a um aprimoramento.
- Estudo de caso: se concentra no estudo de um caso particular representativo de um conjunto de casos análogos; a coleta de dados e análise são semelhantes às pesquisas de campo (evasão escolar, migração).
- Análise de conteúdo: tratamento e análise de informações constantes de um documento, sob forma de discursos (escritos, orais, imagens, gestos); construir conhecimento com a análise da disposição e os termos utilizados.
Agora pense em alguns exemplos para cada metodologias de pesquisa
METODOLOGIA | EXEMPLOS DE PESQUISA |
Quantitativa | |
Qualitativa | |
Etnográfica | |
Pesquisa-ação | |
Estudo de caso | |
Análise de conteúdo |