A cada dois anos, o PET História realiza o Encontro de Pesquisa na Graduação em História (EPEGH). O objetivo do evento é oferecer uma oportunidade para estudantes da graduação e recém-formades apresentarem suas pesquisas, desenvolvidas individualmente ou em grupo. O EPEGH possibilita o encontro entre pesquisadores e estudantes, fomentando o compartilhamento do conhecimento e a divulgação de novas visões sobre antigos temas. Podem ser inscritos trabalhos de qualquer curso, desde que a pesquisa tenha vínculos com a área de História.

Ao participar, pesquisadores terão seu trabalho agrupado com outros de tema semelhante, formando uma mesa temática que contará com a mediação de ume pós-graduande da área. Durante uma semana, essas apresentações são feitas nos auditórios da Faculdade de Filisofia, Letras e Ciências Humanas – USP, abertas a toda a comunidade.

Desde a V edição do evento são organizados e publicados os anais do evento, o que garante, muitas vezes, a primeira possibilidade de graduande ter seu artigo publicado.

Em 2018, o VI EPEGH contou com mais de noventa inscrições de trabalhos científicos da área de História, de dentro e de fora da Universidade de São Paulo. Trata-se, portanto, de uma excelente oportunidade do pesquisador da área apresentar sua pesquisa, debatê-la com ouvintes interessados e vê-la publicada de maneira oficial.

No ano de 2020, tendo em vista a pandemia do COVID-19, optamos por uma mudança no formato do evento, respeitando as medidas de isolamento social. Visto isso, o encontro aconteceu exclusivamente no modo virtual.