O PET Química

Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.
O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão da sua graduação e, ao tutor, por um período de, no máximo, seis anos, desde que obedecidas as normas do Programa. Aualmente o PET conta com 842 grupos distribuídos entre 121 IES.

Texto retirado do Portal MEC

O PET Química USP RP

As atividades do grupo PET Química foram iniciadas no Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP) em 02 de junho de 2006, tendo como primeiro tutor o Prof. Dr. Wagner Ferraresi De Gioavani e atualmente a Profª Dra. Glaucia Maria da Silva Degreve. O enfoque ambiental permeou a maioria dessas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Assim, inicialmente foram organizadas e realizadas: uma Oficina da denque, enfocando os aspectos ambientais, sociais e científicos desta temática, com atividades diferenciadas em uma escola Estadual de Ribeirão Preto; o IV Encontro dos PETs da USP (EPETUSP), conjuntamente com o PET Enfermagem e o PET Medicina, do campus de Ribeirão Preto; a comemoração do Dia do Químico, com o apoio do Centro de Estudos em Química (CENEQUI), desenvolvendo atividades como palestras, oficinas, mesa-redonda, entre outras, no intuito de reunir alunos, funcionários e docentes nas discussões e reflexões propostas.
Neste início, o grupo ainda colaborou no Ciclo de Palestras e Filmes Científicos do Departamento de Química, coordenando debates sobre Movimento Estudantil, Reforma Universitária e comentários sobre filmes que eram exibidos. Com o decorrer dos anos as atividades foram diversificadas e ampliadas conforme o grupo foi crescendo e atualmente englobam: organização de eventos como a Semana do Meio Ambiente e o Dia do Professor; ações voltadas aos alunos ingressantes como o Conversando com os veteranos, PET Calourada; PET Ferramentas da Química e o PET Estudos, entre outros. Também estão sendo desenvolvidos projetos como o Informativo PET, Mural e Página do PET na internet para a divulgação das atividades do grupo e para informar alunos, professores e funcionários sobre o que acontece no DQ, no Campus da USP e na cidade de Ribeirão Preto.
Com relação às parcerias acadêmicas, vem sendo realizadas atividades junto a comissão de Graduação da FFCLRP como por exemplo as atividades para os alunos ingressantes nos cursos de Licenciatura em Química e Bacharel em Química.