PROF. DR. MARCO ANTÔNIO DE CASTRO FIGUEIREDO

LINKS RELACIONADOS

» Currículo Lattes

Biografia

Graduado em Psicologia pela FFCLRP USP em 1973, fez Mestrado em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos em 1980 e Doutorado em 1986, junto ao Instituto de Psicologia da USP, em Psicologia Experimental. Realizou a Livre Docência em 1994, junto ao Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP USP, na área de Instituições de Saúde onde, desde agosto de 2006, é Professor Titular. Pesquisador 1C do CNPq, coordena, desde 1998, o Grupo de Pesquisa sobre Aspectos Psicossociais do Trabalho em Saúde. É pesquisador da FAPESP, desde 1986. Foi professor credenciado junto ao Programa de Pós Graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP, entre 1992 e 2002, responsável pela disciplina RSM 7111 “Trabalho, alienação e saúde mental” e pelo módulo “Construção de escalas subjetivas” na disciplina “Métodos de instrumentação de pesquisa em saúde mental” oferecida pelo professor Dr. Cláudio Roberto Carvalho Rodrigues. Durante as atividades junto a este Programa, foram orientados e concluídos dois trabalhos de Doutorado e cinco de Mestrado. Desde 1993, atua junto ao Programa de Pós Graduação em Psicologia de FFCLRP USP, onde já foram finalizados dez trabalhos de Doutorado e vinte de Mestrado. Coordena, desde 1996, projetos de extensão no Programa de Atendimento Psicossocial à Aids, junto ao Hospital das Clinicas da FMRP USP realizando pesquisa, extensão e graduação em psicologia, além atividades em atenção primária, junto a Núcleos de Estratégia de Saúde da Família. Ao longo de 34 anos de atividades acadêmicas junto ao Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP USP, tem buscado, sempre, conjugar a investigação científica à extensão comunitária visando criar, na formação do aluno, uma postura ativa e voltada à saúde na coletividade.