Reverbera PMS-FEA-USP Centro de Pesquisa em Mensuração de Desempenho e Controle Gerencial Universidade de São Paulo
[social name="all"]

Como CFOs Estratégicos Podem Reduzir o Custo dos Empréstimos e Aumentar o Poder de Barganha

11 de Junho de 2025

Como aumentar o poder de barganha e reduzir os custos de financiamento por empréstimos?

Dado que os CFOs são os principais responsáveis pelo financiamento corporativo, como eles podem ampliar seu poder de barganha para negociar melhores condições de crédito? E mais: que perfis de CFOs são mais eficazes na conquista de empréstimos com taxas de juros mais baixas?

Os CFOs têm desempenhado um papel cada vez mais estratégico na gestão financeira das empresas, com impacto direto no custo de capital. Eles influenciam desde a divulgação de informações financeiras até a gestão eficiente dos recursos captados. Mas será que essa capacidade de influenciar o custo de financiamento se mantém quando os empréstimos deixam de ser vistos apenas como produtos financeiros e passam a ser tratados como commodities negociáveis?

Um estudo de Qi Wei, QingWen Feng, ZhiYang Hui e Yan Dong, publicado no Research in International Business and Finance, investigou exatamente essa questão. Os autores analisaram como CFOs podem aumentar o poder de barganha das empresas em negociações com bancos e, assim, reduzir o custo dos empréstimos – considerando fatores como experiência, acúmulo de funções e perfil profissional.

📊 Principais resultados:

  • As empresas têm, em média, menor poder de barganha que os bancos, o que resulta em taxas de juros mais altas do que o valor “justo”.
  • CFOs com experiência prévia no setor financeiro ou que também atuam como CEOs conseguem ampliar o poder de barganha ao reduzir custos de negociação e aumentar a eficiência na captação de crédito.
  • Por outro lado, tempo no cargo, gênero e formação acadêmica do CFO não afetam significativamente esse poder de barganha.

 

✅ Recomendação prática:

CFOs devem buscar desenvolver experiência no setor financeiro e, se possível, acumular funções estratégicas, como a de CEO, para ampliar seu poder de barganha junto aos bancos. Isso reduz custos de negociação e permite obter empréstimos com taxas de juros mais baixas, aumentando a eficiência na captação de crédito.

🧠 Take-Home Message:

O perfil e a experiência do CFO influenciam significativamente a capacidade da empresa de negociar melhores condições de empréstimos, enquanto fatores como tempo no cargo, gênero e formação acadêmica têm impacto limitado.