Referências

Logo abaixo, seguem algumas das referências teóricas e metodológicas que têm proeminência nos estudos, reflexões e projetos do Grupo Polifonia para este 2º sem. de 2024.

ALAVARSE, O. M.; BRAVO, M. H.; MACHADO, C. Avaliações externas e qualidade na educação básica: articulações e tendências. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 24, n. 54, p. 12-31, jan./abr. 2013.

AMOSSY, R. Apologia da polêmica. Tradução Mônica Magalhães Cavalcante. São Paulo: Contexto, 2017. [título original: Apologie de la polémique].

BAKHTIN, M. [VOLOCHÍNOV, V. N.]. Marxismos e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Trad. Michel Lahud et al. 16 ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoievski. 3ª ed. Trad. Paulo Bezerra. Rido de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

BAUER, A.; ALAVARSE, M. O.; OLIVEIRA, R. P. Avaliações em larga escala: uma sistematização do debate. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, p. 1367-1382, dez. 2015. Número especial.

BRAIT, B. As vozes bakhtinianas e o diálogo inconcluso. In: BARROS, D. L.; FIORIN, J. L. Dialogismo, polifonia e intertextualidade. São Paulo, 1994, p. 11-28.

CALDERÓN, A. I.; BORGES, R. M. Avaliação em larga escala na Educação Básica: usos e tensões teórico-epistemológicas. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 28-58, jan./mar. 2020.

CHARAUDEAU, P. Discurso das Mídias. Trad. Angela S. M. Corrêa. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de análise do discurso. Trad. Fabiana Komezu et. al. São Paulo: Contexto, 2016.

FIORIN, J. L. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2015.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Aula inaugural no Collége de France pronunciada em 2 de Dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. Lisboa: 1997.

RIBEIRO, Renato Melo. O debate sobre avaliações em larga escala no Brasil: tensões contextuais e argumentativas. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21112018-103346/publico/RENATO_MELO_RIBEIRO_rev.pdf>. Acesso em: 23/07/2024.

RIBEIRO, Renato Melo. Discursos sobre avaliações de larga escala em revistas pedagógicas: análise da polifonia midiática. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: < https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-03052023-114944/publico/RENATO_MELO_RIBEIRO_rev.pdf>. Acesso em: 23/07/2024.

RIBEIRO, R. M.; SOUSA, S. Z. A controvérsia sobre avaliações em larga escala no Brasil: continuum argumentativo. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 49, n. contínuo, p. e250287, 2023. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/210518>. Acesso em: 25 abr. 2023.