Site da USP

Institucional

fachada01-.960x398

 O MAE / USP é um Museu Universitário que tem sob a sua guarda  um riquíssimo acervo de Arqueologia e Etnologia. Seus professores  e alunos desenvolvem pesquisa de ponta nestas duas áreas e  também em Museologia. Por se tratar de um Museu Universitário  o MAE atua também na divulgação científica através de exposições  e outras atividades educativas.

A pesquisa em Arqueologia feita no MAE se articula em torno de três linhas de pesquisa: Arqueologia e Sociedade, Arqueologia e Ambiente, e Arqueologia e Identidade.  Entre as áreas de pesquisa desenvolvidas pelos docentes e alunos da instituiçãoestão: Arqueologia brasileira, Arqueologia Andina, Arqueologia Mediterrânica, Povoamento das Américas, Etnoarqueologia, Bioarqueologia, Geoarqueologia, Arqueologia costeira.

Programa de Pós-Graduação em Arqueologia 

A Pós-Graduação em Arqueologia existe na Universidade de São Paulo desde 1972, tendo se originado como uma área de concentração no âmbito do programa de Antropologia Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Em virtude da autonomia e especificidade de suas abordagens, da quantidade de disciplinas ministradas e do número crescente de docentes que nele atuam, o Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PPGArq) foi gradativamente adquirindo maior autonomia até que, em 2004, constituiu-se em um programa independente, com sede no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP).

Tendo por objetivo formar e capacitar profissionais para desenvolver pesquisa científica, docência e outras atividades de gestão patrimonial, o PPGArq/USP oferece um amplo leque de possibilidades de pesquisa associadas tanto à Arqueologia e Pré-História do Brasil, Arqueologia Histórica e Arqueologia do Mediterrâneo e Médio Oriente, áreas onde é mais atuante, como também no âmbito de estudos de cultura material e arte das sociedades africanas. Os campos de pesquisa são diversificados: formação do registro arqueológico, formas de contato, continuidade e mudança cultural, cultura material e etnicidade, representações simbólicas e religião, etnoarqueologia, paisagem e territorialidade, organização social e poder, artefatos e agentes culturais, história indígena… as abordagens possíveis são várias, desde que formuladas com consistência teórica e abrangência contextual.

PPGArq tem compromisso com uma formação abrangente e completa, advindo daí a exigência de intensa participação em projetos de pesquisa, tanto em campo quanto em laboratório, podendo para isso dispor dos laboratórios do MAE, assim como sua biblioteca, a melhor do gênero no país. Vários projetos de caráter interdisciplinar propiciam aos alunos envolvimento com uma Arqueologia profundamente conectada com disciplinas afins como a História, a Antropologia, a Geologia, Biologia, entre outras.

Durante muitos anos a única Pós em Arqueologia do Brasil, o PPGArq/USP esteve sempre aberta à formação de alunos e profissionais advindos de todas as partes do Brasil, atendendo uma demanda reprimida e, com isso, conheceu uma expansão impressionante. Com o recente crescimento no número de núcleos de ensino superior de Arqueologia, o PPGArq/USP reafirma seu compromisso com a excelência, visando a melhor formação possível para profissionais em Arqueologia e Gestão de Recursos Culturais, priorizando sobretudo a qualidade e capacidade técnico-científica de seus alunos.

Contatos: Karen Ribeiro, Claudia Hotta
E-mail: pos.mae@usp.br
Fone: (11)3091-5070