FacebookTwitter

Laboratório de Ciências da Madeira

O laboratório foi estruturado ao longo dos últimos 25 anos com base em diversos projetos que abordaram, originalmente, os processos de biopolpação e biobranqueamento, incluindo estudos acadêmicos avaliando os mecanismos químicos e bioquímicos envolvidos na biodegradação dos componentes dos materiais lignocelulósicos, além de desenvolvimento tecnológico que incluiu um trabalho pioneiro em nível mundial que envolveu a instalação de uma planta piloto para o processo de biopolpação operada em conjunto com a empresa Melhoramentos Papéis, a empresa americana Biopulping International INC e o Laboratório de Ciências da Madeira da EEL. A totalidade dos projetos de pesquisa tem contado com o apoio financeiro (direto ou indireto) externo à Universidade e inclui financiamento de agências de fomento nacionais, como a FAPESP, o CNPq, a CAPES e a FINEP, internacionais como a NASDA nos Estados Unidos, o FONDECYT e o FONDEF no Chile, além de empresas como a Melhoramentos Papéis e a Fibria Celulose e Papel no Brasil e a Biopulping International nos Estados Unidos.

Mais recentemente, o laboratório continuou a ser equipado a partir da execução de dois projetos temáticos apoiados pela FAPESP, sendo o resultado da estruturação de um grupo de pesquisas ainda mais multidisciplinar, contando com a colaboração do grupo coordenado pela Profa. Adriane MF Milagres da EEL, além de outros docentes da EEL (Júlio César dos Santos, Elisson Romanel, Fernando Segato) e vários pesquisadores externos à USP como o Dr. Marcio Barbosa, da Universidade Federal de Viçosa, o Dr. Fábio Squina (CNPEN), o Dr. Gerald Koch do Instituto de Biologia da Madeira de Hamburgo, Alemanha, o Dr. Pedro Fardin da Abo Academy, Finlândia, os Drs. Jaime Rodriguez e Régis Mendonça da Universidad de Concepción, Chile, o Dr. Matti Siika-Aho do VTT, Finlândia, o Dr. Henrik Scheller do The Joint BioEnergy Institute, Lawrence Berkeley National Laboratory, EUA e o Dr. José Carlos delRio do Instituto de Recursos Naturales y Agrobiología de Sevilla (IRNAS), CSIC, Sevilha, Espanha.

Instalações:

– Laboratório de Via úmida (54 m2)

– Laboratório de Bioensaios (10 m2) dotado de sistema termostatizado ambiente e bancadas com alimentação de ar comprimido para uso de até 12 biorreatores simultaneamente

– Laboratório de Processamento de Fibras (64 m2) dotado de um refinador de discos e equipamentos de controle de processo de produção de pastas celulósicas e biomassa prétratada

– Sala de equipamentos (16 m2) que abriga de forma dedicada um microscópio ótico, operando na região do UV/Visível (Zeiss/ J&M), um microscopio ótico com câmara (Coleman-Koch), um microscópio ótico, operando no modo fluorescência (Olympus), um micrótomo de deslizamento (Leica) e um ultra-micrótomo automatizado para cortes com lâminas de diamante (Leica)

– Sala de equipamentos (16 m2) que abriga de forma dedicada dois cromatógrafos de fase líquida com detectores de UV/Visível e índice de refração (GE e Waters), dois espectrofotômetros UV/Visível (GBC e Thermo) e um cromatógrafo de fase gasosa acoplado com espectrômetro de massas (GCQ-Finnigan)

– Sala de alunos (16 m2) que mesas de uso individualizado para até 08 alunos

Principais Equipamentos

– Agitadores/Incubadores, NEW BRUNSWICK (02)

– Câmara de fluxo laminar, classe 2, PACHANE

– Capela de exaustão de gases, PROVERMEX (02)

– Cromatógrafo de fase gasosa com detector de massas, FINNIGAN GCQ-Mat