Planejamento Estratégico
O Plano Estratégico do PPGFM para o período 2021-2024 foi elaborado considerando os resultados da Avaliação Quadrienal CAPES 2017-2020, o Seminário de Meio Termo da CAPES, o Projeto Acadêmico do Departamento de Farmácia da FCF-USP e o Projeto Acadêmico Institucional da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, de forma a garantir sua adequação com as necessidades regionais, nacionais e internacionais, assim como o alinhamento alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade de São Paulo (USP).
O PPGFM tem implementado ações estratégicas para aprimorar a formação de seus discentes, incluindo a modernização curricular, a ampliação da oferta de disciplinas interdisciplinares, o estímulo à participação em projetos de pesquisa e inovação, e o fortalecimento de colaborações institucionais nacionais e internacionais. Além disso, o PPGFM tem investido no desenvolvimento de projetos de extensão e atividades comunitárias, promovendo a aproximação da Unidade com a sociedade.
Com alta visibilidade, qualidade docente e infraestrutura adequada, o programa atende às demandas local, nacional e internacional, formando mestres e doutores e promovendo a geração e disseminação de conhecimento. O reconhecimento internacional do PPGFM é evidenciado pela busca de estudantes de diversas regiões do Brasil e do exterior.
Missão
Promover a formação de recursos humanos qualificados, empreendedores e com visão crítica, gerar o conhecimento e atuar, de forma indissociada do ensino e da pesquisa, nas atividades de extensão, na área de fármacos e medicamentos sob a égide da ética.
Visão
Ser referência no ensino e na pesquisa interdisciplinar em fármacos e medicamentos, sendo reconhecida a sua contribuição à sociedade no âmbito da saúde e nas suas relações com a ciência, a tecnologia e a inovação.
Valores
As atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela FCF, USP devem ser pautadas pela excelência e pelos princípios éticos, priorizando a dignidade dos seres vivos e a preservação do meio ambiente.
Considerando que o PPGFM é composto majoritariamente por docentes permanentes alocados no Departamento de Farmácia (FBF) da FCF-USP, o referido Departamento e esta CCP mantém articuladas políticas e ações que visam ao aprimoramento do Programa, em harmonia com o Projeto Acadêmico do FBF, ademais de as políticas e ações estarem totalmente alinhadas com o Projeto Acadêmico Institucional da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Pelo exposto, as metas pertinentes à pós-graduação e ao PPGFM descritas nos projetos acadêmicos envolveram:
1. Aprimorar a qualidade dos Programas com conceitos 5 por indução ao aumento de número e da qualidade da produção cientifica (ações já adotadas foram o oferecimento da disciplina “FBF5779 – Preparo de Artigos Científicos na Área da Farmácia” e o novo Regulamento do PPGFM que prevê para o depósito da dissertação de Mestrado a comprovação de manuscrito submetido para a publicação e, para o depósito da tese de Doutorado/Doutorado direto, constatação de manuscrito aceito para a publicação ou artigo publicado) com discentes e pesquisadores internacionais e o incentivo ao mestrado e doutorado sanduiche e ao duplo-doutorado em instituições no exterior.
2. Aumentar a visibilidade do Programa, visando melhorar a captação de estudantes qualificados, nacionais e estrangeiros (ação já adotada do aprimoramento do processo seletivo do PPGFM, com possibilidade de dispensa em exame escrito e/ou prova de arguição para ingresso, mediante justificativa e aprovação da CCP, o que permite maior integração com a graduação e maior visibilidade aos candidatos estrangeiros).
3. Incentivar o doutorado direto, de forma a reduzir o tempo de formação de recursos humanos e, consequentemente, de sua inserção no mercado de trabalho ou na carreira acadêmica, assim como promover melhora os indicadores de produtividade acadêmica e aumento da eficiência do PPGFM.
4. Investir em participação de professores do exterior nas disciplinas do PPGFM, bem como, ampliar o oferecimento destas em inglês (disciplinas vigentes e novas estão prevendo os oferecimentos em inglês).
5. Investir na integração do mestrado com a graduação.
6. Estimular a participação em projetos de pesquisa voltados à sociedade.
Após realização do Seminário de Meio Termo da CAPES, assim como por meio da análise de relatórios gerados pelo APOEMA-PG – Sistema de Apoio Estratégico à Medição e Análise da Pós-Graduação (https://sistemas.prpg.usp.br/apoema-pg/) constatou-se que o PPGFM apresenta perfil de alta compatibilidade com programas com conceito 6 e 7. Este avanço em desempenho revelou a melhoria robusta deste Programa, comparativamente, e que as ações adotadas para tal por meio do Planejamento Estratégico já tem demonstrado resultados positivos para o aprimoramento do PPGFM.