EACH E PREFEITURA DO CAMPUS ENGAJADOS NO APOIO À SECRETARIA DE ESTADO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Foto: Divulgação EACH/USP

No último dia 3 de abril, o Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Sr. Marcos da Costa, esteve em nosso campus, assessorado pelo Prof. Poveda (USP), para conversar com o Diretor da EACH, Prof. Ricardo Uvinha e com o Prefeito do campus, Prof. Dib Karam Jr. Participaram da reunião, também, os Assistentes Técnicos Sr. Marcos André e Sr. Luciano Piccoli e a Vice-prefeita do campus, Profa. Isabel Italiano.

Durante a reunião, o Sr. Marcos da Costa lembrou que 8% da população do estado é composta por pessoas com algum tipo de deficiência e apresentou várias ações da Secretaria para atender essa parcela da população. Lembrou que a Secretaria apoia diversos atletas paralímpicos, inclusive da seleção brasileira, destacando que o Centro Paralímpico da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência é referência mundial devido à qualidade nas ações de apoio aos deficientes.

Ressaltou, também, a importância de se estabelecer parcerias entre a Secretaria e as universidades para concepção de políticas públicas, pesquisas e ações para favorecer, ainda mais, a inclusão. Enfatizou o grande potencial dos pesquisadores da Universidade de São Paulo para auxiliar a Secretaria a transformar São Paulo em um grande centro de tecnologia assistiva. Mencionou, também, que já existem diversos projetos em andamento, que envolvem pesquisadores das principais universidades do Estado, como USP, UNESP, Unicamp, ITA, UFABC e outras.

O Secretário apresentou, mais detalhadamente, alguns projetos em desenvolvimento pela Secretaria e discutiu as possibilidades de participação da EACH e da Prefeitura do Campus. Entre eles, um projeto de Turismo Inclusivo, com ênfase em acessibilidade, um projeto de Esportes e um projeto de Moda Inclusiva.

A reunião finalizou com a proposta, por parte da nossa unidade, de identificar e indicar docentes e pesquisadores que possam se engajar nesses importantes projetos da Secretaria.