Neste documento, são apresentadas as referências bibliográficas que compõem programas de disciplinas de cursos de Letras e de Pedagogia da Universidade de São Paulo.
Com base nas filiações teóricas e metodológicas atribuíveis às obras componentes das bibliografias das disciplinas, considerando-se todas as áreas e cursos, foram identificadas as categorias elencadas a seguir. É interessante notar, assim, a distribuição das obras nas diferentes categorias em função das especificidades das áreas e dos cursos[1]:
- – Literatura
- – Metodologia de pesquisa
- – Editoração e biblioteconomia
- – Argumentação e retórica
- – Gramática e léxico
- – Linguística textual
- – Perspectivas discursivas, históricas, filosóficas e críticas
- – Produção de gêneros acadêmicos
- – Técnicas e práticas de comunicação e de redação
- – Ensino e aprendizagem de leitura e escrita na escola
– Referências que compõem os programas de disciplinas em cursos de Graduação da Universidade de São Paulo nos cursos de Letras e Pedagogia.
– Metodologia de pesquisa
ARNAVAT, A. R. & DUEÑAS, G. G. (2006) Como elaborar e apresentar teses e trabalhos de pesquisas. Porto Alegre. Artmed.
– Editoração e biblioteconomia
BLOCH, JOEL. (2001). Plagiarism and the ESL student: from printed to electronic texts. In. Belcher, D. & Hirvela, A. (orgs). Linking literacies: perspectives on L2 reading-writing connections. Ann Arbor: University of Michigan Press.
BURANEN, LISE (1999). But I wasn´t cheating: plagiarism and cross-cultural mythology. In Buranen, L. & Ray, A.M. (orgs). Perspectives on plagiarism and intellectual property in a postmodern world. Albany: State University of New York Press.
PECORARI, D. (2001). Plagiarism and international students: How the English-speaking university responds. In D. Belcher & A. Hirvela (Eds.). Linking literacies: Perspectives on L2 reading-writing connections. Ann Arbor: University of Michigan Press.
– Argumentação e retórica
CITELLI, Adilson. O texto argumentativo. São Paulo: Scipione, 2002.
CONNOR, ULLA (org.) (2008). Contrastive Rhetoric: intercultural rhetoric. Amsterdam: John Benjamins.
– Gramática e léxico
CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.
McCARTHY, M. & Carter, Ron. (2006). Cambridge Grammar of English. Cambridge: Cambridge University Press.
McCARTHY, M. & O´DELL, Felicity. (2008). Academic vocabulary in use. Cambridge: Cambridge University Press.
ZWIER, L. J. (2002). Building Academic Vocabulary. Ann Arbor: Michigan University Press.
– Linguística textual
FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991.
KOCK, Ingedore Villaça e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
– Perspectivas discursivas, históricas, filosóficas e críticas
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico. O que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1999.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 12 ed. São Paulo: Cortez, 1986.
HYLAND, K. (2000). Disciplinary discourses: social interactions in academic writing. Harlow: Pearson.
HYLAND, K. (2008). As can be seen: lexical bundles and disciplinary variation. ENGLISH FOR SPECIFIC PURPOSES 27, 4-21.
PENNYCOOK, Alastair. Borrowing others’ words: text, ownership, memory, and plagiarism (1998). In: Zamel V. & Spack, R. (org). Negotiating academic literacies. Mahwah, New Jersey: Lawrence Earlbaum.
– Produção de gêneros acadêmicos
ANDRADE, Maria Lúcia. Resenha. São Paulo: Paulistana, 2006.
LEITE, Marli Quadros. Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.
MOTTA-ROTH, D. (2000). A construção social do gênero resenha acadêmica (p. 77-109). IN. J. L. Meurer & D. Motta-Roth (orgs). Gêneros textuais. Bauru: Editora da EDUSC.
MOTTA-ROTH, Desirée & HENDGES, Graciela Rabuske (Org.) (2010). Produção Textual na Universidade. São Paulo: Parábola
SWALES, J.M. & FEAK, C. (2009).Abstracts and the writing of abstracts. Ann Arbor: Michigan University Press.
WENNERSTROM, A. (2003). Discourse analysis in the language classroom: vol 2 – genres of writing. Ann Arbor: Michigan University Press.
SWALES, J.M. & FEAK, C. (2004), Academic Writing for Graduate Students – a Course for Nonnative Speakers of English. The University of Michigan Press.
HAMP-LYONS, L. & HEASLEY, B. (2006). Study Writing. 2nd edition. Cambridge: Cambridge University Press.
– Técnicas e práticas de comunicação e de redação
BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 1990.
FIORIN, José Luiz e SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação, 7ed. São Paulo: Ática, 2000.
GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Técnica de redação. O que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MANDRYK, David. Língua Portuguesa. Prática de redação para estudantes universitários. 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
SPENCER, C.M & ARBON, B. (1996). Foundations of Writing – Developing Research and Academic Writing Skills. USA: NTC.
SWALES, J.M. & FEAK, C. (2000). English in today’s research world. Ann Arbor: Michigan University Press.
YANOYE, Francis. Usos da linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita. Trad. Clarisse M. Sabóia.5ed.São Paulo: Martins Fontes, 1983.
[1] O conjunto dos Programas das Disciplinas de que são provenientes as referências aqui categorizadas está disponível no site do ProAcad.