Letras e Pedagogia

06/04/2021

Neste documento, são apresentadas as referências bibliográficas que compõem programas de disciplinas de cursos de Letras e de Pedagogia da Universidade de São Paulo.

Com base nas filiações teóricas e metodológicas atribuíveis às obras componentes das bibliografias das disciplinas, considerando-se todas as áreas e cursos, foram identificadas as categorias elencadas a seguir. É interessante notar, assim, a distribuição das obras nas diferentes categorias em função das especificidades das áreas e dos cursos[1]:

 

  • – Literatura
  • – Metodologia de pesquisa
  • – Editoração e biblioteconomia
  • – Argumentação e retórica
  • – Gramática e léxico
  • – Linguística textual
  • – Perspectivas discursivas, históricas, filosóficas e críticas
  • – Produção de gêneros acadêmicos
  • – Técnicas e práticas de comunicação e de redação
  • – Ensino e aprendizagem de leitura e escrita na escola

 

– Referências que compõem os programas de disciplinas em cursos de Graduação da Universidade de São Paulo nos cursos de Letras e Pedagogia.

 

– Metodologia de pesquisa

ARNAVAT, A. R. & DUEÑAS, G. G. (2006) Como elaborar e apresentar teses e trabalhos de pesquisas. Porto Alegre. Artmed.

 

– Editoração e biblioteconomia

BLOCH, JOEL. (2001). Plagiarism and the ESL student: from printed to electronic texts. In. Belcher, D. & Hirvela, A. (orgs). Linking literacies: perspectives on L2 reading-writing connections. Ann Arbor: University of Michigan Press.

BURANEN, LISE (1999). But I wasn´t cheating: plagiarism and cross-cultural mythology. In Buranen, L. & Ray, A.M. (orgs). Perspectives on plagiarism and intellectual property in a postmodern world. Albany: State University of New York Press.

PECORARI, D. (2001). Plagiarism and international students: How the English-speaking university responds. In D. Belcher & A. Hirvela (Eds.). Linking literacies: Perspectives on L2 reading-writing connections. Ann Arbor: University of Michigan Press.

 

– Argumentação e retórica

CITELLI, Adilson. O texto argumentativo. São Paulo: Scipione, 2002.

CONNOR, ULLA (org.) (2008). Contrastive Rhetoric: intercultural rhetoric. Amsterdam: John Benjamins.

 

 – Gramática e léxico

CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.

McCARTHY, M. & Carter, Ron. (2006). Cambridge Grammar of English. Cambridge: Cambridge University Press.

McCARTHY, M. & O´DELL, Felicity. (2008). Academic vocabulary in use. Cambridge: Cambridge University Press.

ZWIER, L. J. (2002). Building Academic Vocabulary. Ann Arbor: Michigan University Press.

 

 – Linguística textual

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991.

KOCK, Ingedore Villaça e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

 

 – Perspectivas discursivas, históricas, filosóficas e críticas

BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico. O que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1999.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 12 ed. São Paulo: Cortez, 1986.

HYLAND, K. (2000). Disciplinary discourses: social interactions in academic writing. Harlow: Pearson.

HYLAND, K. (2008). As can be seen: lexical bundles and disciplinary variation. ENGLISH FOR SPECIFIC PURPOSES 27, 4-21.

PENNYCOOK, Alastair. Borrowing others’ words: text, ownership, memory, and plagiarism   (1998). In: Zamel V. & Spack, R. (org). Negotiating academic literacies. Mahwah, New Jersey: Lawrence Earlbaum.

 

– Produção de gêneros acadêmicos

ANDRADE, Maria Lúcia. Resenha. São Paulo: Paulistana, 2006.

LEITE, Marli Quadros. Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.

MOTTA-ROTH, D. (2000). A construção social do gênero resenha acadêmica (p. 77-109). IN. J. L. Meurer & D. Motta-Roth (orgs). Gêneros textuais. Bauru: Editora da EDUSC.

MOTTA-ROTH, Desirée & HENDGES, Graciela Rabuske (Org.) (2010). Produção Textual na Universidade. São Paulo: Parábola

SWALES, J.M. & FEAK, C. (2009).Abstracts and the writing of abstracts. Ann Arbor: Michigan University Press.

WENNERSTROM, A. (2003). Discourse analysis in the language classroom: vol 2 – genres of writing. Ann Arbor: Michigan University Press.

SWALES, J.M. & FEAK, C. (2004), Academic Writing for Graduate Students – a Course for Nonnative Speakers of English. The University of Michigan Press.

HAMP-LYONS, L. & HEASLEY, B. (2006). Study Writing. 2nd edition. Cambridge: Cambridge University Press.

 

– Técnicas e práticas de comunicação e de redação

BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 1990.

FIORIN, José Luiz e SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação, 7ed. São Paulo: Ática, 2000.

GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Técnica de redação. O que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MANDRYK, David. Língua Portuguesa. Prática de redação para estudantes universitários. 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

SPENCER, C.M & ARBON, B. (1996). Foundations of Writing – Developing Research and Academic Writing Skills. USA: NTC.

SWALES, J.M. & FEAK, C.  (2000). English in today’s research world. Ann Arbor: Michigan University Press.

YANOYE, Francis. Usos da linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita. Trad. Clarisse M. Sabóia.5ed.São Paulo: Martins Fontes, 1983.

 

[1] O conjunto dos Programas das Disciplinas de que são provenientes as referências aqui categorizadas está disponível no site do ProAcad.