– Breve histórico

01/05/2021

A concepção do Programa Autonomia Acadêmica

Em Reuniões Pedagógicas realizadas pela Comissão de Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), no início de cada semestre letivo, para a discussão, entre seus(suas) docentes, de temáticas relevantes para o trabalho formativo a ser desenvolvido, tem recorrentemente se apresentado a necessidade de reconhecer as especificidades do processo de inserção e desenvolvimento dos/as estudantes do curso de pedagogia e demais licenciaturas nas práticas orais e letradas próprias à cultura acadêmica.

Nas discussões realizadas têm-se observado que a iniciação na cultura acadêmica envolve um conjunto de questões que remetem, em última instância, ao repertório cultural acumulado pelos(as) estudantes durante sua socialização primária e sua história escolar, bem como às especificidades de cada área e disciplina que compõem o campo educacional.

A universidade adotou tradicionalmente práticas formativas que pressupõem que os(as) estudantes tenham familiaridade com uma determinada escrita científica ou acadêmica, associada a um tipo característico de erudição no trabalho com os textos de referência, ao que se associam habilidades e ferramentas para as atividades de leitura e de escrita que já seriam constitutivas das possibilidades de leitores e escritores egressos da escola básica.

Ocultam-se, nesse modelo de inserção acadêmica, as diferenças na produção discursiva própria à escrita acadêmica (com seus processos de didatização que fragmentam textos e práticas letradas para conformá-los ao esquadrinhamento do currículo), e na produção discursiva própria à cultura acadêmica, em que se opera com conceitos estranhos à formação no ensino básico, como os de autoria, obra, disciplina, entre outros que exigem modos específicos de participação do sujeito nos processos discursivos.

Reconhecendo a heterogeneidade dos resultados dos processos de escolarização do alunado, assim como as distâncias entre as práticas orais e letradas próprias da escolarização básica e aquelas características da cultura acadêmica, o principal objetivo do plano de ação proposto por este Grupo de Trabalho é o de favorecer a inserção satisfatória de estudantes na Feusp, dos mais diferentes cursos de licenciatura, em práticas acadêmicas na graduação ou na pós-graduação.

Nesse sentido, recuperam-se algumas iniciativas, desenvolvidas anteriormente, em diferentes momentos, junto ao curso de Pedagogia na Feusp, particularmente por docentes que trabalharam com alunos(as) ingressantes.

 

Histórico das ações já desenvolvidas na Feusp

A preocupação com a autonomia acadêmica dos(as) estudantes não é algo novo na Feusp. No segundo semestre de 2001, em ação coordenada pelo professor Antônio Joaquim Severino, alguns docentes que então ministravam aulas para o 1º ano do curso de Pedagogia constituíram um grupo a fim de trocar experiências e sopesar o desempenho acadêmico dos(as) estudantes. Foram realizados alguns encontros em que cada docente apresentava o programa efetivamente realizado, bem como as atividades de leitura e escrita e as práticas de avaliação implementadas nos cursos. Isso se repetiu no semestre seguinte, e também, de modo menos sistemático, em diversas ocasiões em que os professores do primeiro ano estabeleceram a prática de compartilhar os programas, acompanhada ou não de conversas informais. Essa prática de compartilhamento dos programas se observou esporadicamente, ao longo do período, até pelo menos o ano de 2014.

Já em 2016 foi desenvolvido o projeto Entrei na USP e Agora?, resultante da parceria entre os(as) professores(as) Marcos Garcia Neira, Rosa Iavelberg e Karina Soledad Maldonado Molina. O projeto teve como origem uma demanda dos(as) estudantes do curso de Pedagogia, apresentada ao Prof. Marcos que, à época, era o presidente da Comissão de Graduação. O princípio foi favorecer o reconhecimento do espaço da universidade e a organização da vida acadêmica dos(as) estudantes, que se sentiam desorientados(as) diante de tantas leituras e trabalhos. Como entre os anos de 2013-2014 a Profa. Karina Maldonado participou do programa de Tutoria da Pró-Reitoria de Graduação, auxiliando duas estudantes com leituras e organização do tempo e demandas de trabalhos. Com essa expertise foram realizadas atividades de tutoria acadêmica nos anos de 2016 e 2017, tendo sido atendidos(as) 15 estudantes no biênio, em sua maioria ingressantes, com o concurso de 2 bolsistas que trabalhavam no período entre as aulas.

Em maio de 2018 foi eleita nova gestão para a Comissão de Graduação, que, no planejamento de suas ações, propôs trazer para a pauta das reuniões pedagógicas o resgate de questões sensíveis ao corpo discente, dentre esses as práticas de leitura e escrita acadêmicas. No segundo semestre de 2019, a reunião pedagógica se orientou por esse tema e se decidiu, na ocasião, organizar um grupo de trabalho que pudesse dar prosseguimento às discussões e ações iniciadas naquele momento. Denominado inicialmente Apoio Pedagógico, logo ao final de sua primeira reunião foi renomeado como Autonomia Acadêmica, cujos trabalhos até agora desenvolvidos estão aqui sistematizados.

 

contato: autacadfe@usp.br