Referências que compõem os programas de disciplinas sobre leitura e escrita acadêmicas em cursos de Graduação da Universidade de São Paulo[1].
O objetivo desta publicação é o de apresentar referências bibliográficas, componentes de programas de disciplinas voltadas à formação em leitura e escrita acadêmicas, observando-se suas relações com áreas distintas do conhecimento e buscando-se agrupá-las segundo suas filiações a determinadas áreas ou subáreas de conhecimento.
Espera-se que esse ensaio de categorização das referências encontradas nos referidos programas possa oferecer ao/à leitor/a, principalmente o/a ingressante em curso de Graduação, mas também a demais interessados/s no tema, sugestões de fontes a que possa recorrer em sua procura por subsídios que o/a auxiliem a desenvolver suas possibilidades de produção textual escrita, como leitor ou como escritor.
A organização das obras em função das áreas de conhecimento a que se filiam mais proximamente pode contribuir para que se conheça a diversidade que compõe as propostas formativas para a leitura e a escrita acadêmicas, e, observando-a de modo mais sistematizado, auxiliar no processo de seleção dos materiais que respondam mais particularmente aos interesses particulares de um/a leitor/a em seu percurso formativo.
As referências foram reunidas considerando-se a divisão das disciplinas em 3 subgrupos: Letras e Pedagogia; Ciências Humanas; Ciências Exatas, Naturais e da Saúde. São agrupamentos realizados sem nenhum objetivo de definição mais qualificada do que sejam os limites entre as áreas do conhecimento, mas com a finalidade de nortear o/a leitor/a em sua busca por informações.
Letras e Pedagogia compõem um subconjunto específico por serem tradicionalmente áreas em que o ensino da língua portuguesa – e os conhecimentos sobre a aprendizagem da leitura e da escrita – se constitui em objeto específico de seus estudos. Os dois outros subgrupos se constituem com base numa distinção sem pretensões de exaustividade entre o que historicamente se caracteriza como ciências humanas, em que os processos discursivos se constituem como fundamento da produção do conhecimento, e as ciências exatas, naturais ou da saúde, em que os fazeres científicos se fundamentam na constituição de objetos de conhecimento que remetem ao mundo físico.[2]
[1] A busca pelas disciplinas voltadas à formação em leitura e escrita acadêmica, oferecidas em cursos de graduação da Universidade de São Paulo, foi realizada nos sistemas eletrônicos da Universidade, com o emprego de palavras-chave relativas ao tema, em diferentes combinações: “escrita”; “leitura”; “redação”; “acadêmica”; “comunicação”; “expressão”.
[2] O conjunto dos Programas das Disciplinas de que são provenientes as referências aqui categorizadas está disponível no site do ProAcad.