Ciências Exatas, Naturais e da Saúde

06/04/2021

Neste documento, são apresentadas as referências bibliográficas que compõem programas de disciplinas de cursos das áreas de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde, da Universidade de São Paulo.

Com base nas filiações teóricas e metodológicas atribuíveis às obras componentes das bibliografias das disciplinas, considerando-se todas as áreas e cursos, foram identificadas as categorias elencadas a seguir. É interessante notar, assim, a distribuição das obras nas diferentes categorias em função das especificidades das áreas e dos cursos[1].

  • – Literatura
  • – Metodologia de pesquisa
  • – Editoração e biblioteconomia
  • – Argumentação e retórica
  • – Gramática e léxico
  • – Linguística textual
  • – Perspectivas discursivas, históricas, filosóficas e críticas
  • – Produção de gêneros acadêmicos
  • – Técnicas e práticas de comunicação e de redação
  • – Ensino e aprendizagem de leitura e escrita na escola

 

 – Referências que compõem os programas de disciplinas em cursos de Graduação da Universidade de São Paulo nas áreas de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde.

 

– Metodologia de pesquisa

APPOLINÁRIO, F. 2009. Metodologia da Ciência: filosofia e prática da pesquisa. Cengage-Learning. São Paulo.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 8.ed. São Paulo: Cortez. 2001. 120p.

Eco, U. Como se faz uma tese. 19ª. ed., São Paulo: Perspectiva, 2005, 174p.

FAPESP, FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO. CÓDIGO DE BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS. 2011. Acessado em 21/03/2018. http://www.fapesp.br/boaspraticas/codigo_050911.pdf

FRYE, C. Microsoft Excel 2013 – Passo a Passo. Bookman: Porto Alegre, 2014.

Funaro, V. M. B. de O.; Pestana, M. C.; Dziabas, M. C. C.; Garcia, E.M.; dos Santos, M.F.; Nascimento, M.M. e Cardoso, S.C.. Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP. Parte I: (ABNT). UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS. 3 Ed. São Paulo, 2016.

LATOUR, B. e WOOLGAR, S. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Relume Dumará: Rio de Janeiro, 1997.

LOPES J. O fazer do trabalho cientifico em ciências sociais aplicadas. Recife: Ed.Universitaria da UFPE, 2006.

MACEDO, N. D. Iniciação à pesquisa bibliográfica, 2a. Ed., Unimarco Ed.: São Paulo, 1996.

MARCANTONIO, A.; SANTOS, M.; LEHFELD, N. Elaboração e Divulgação do Trabalho Científico. São Paulo: Editora Atlas S. A. 1993.

MASSI, L. e QUEIROZ, S. L. Iniciação científica no ensino superior: funcionamento e contribuições. Editora Átomo: Campinas, 2010.

OLIVEIRA, E.B.P.M.; SÍGOLO, J.B. 2005. Orientação para elaboração de teses, dissertações e outros trabalhos acadêmicos. Geol. USP, Sér. didát. v.3, 56p.

OLIVEIRA, S. L. Tratado de metodologia científica, Thompson – Pioneira: São Paulo, 2002.

PEARL, J. Causality: models, reasoning and inference. Cambridge University Pres 2 ed. 2009.

RAMPAZZO L. Metodologia cientifica para alunos de cursos de graduacao e pos-graduacao. 3a Ed., Sao Paulo: Ed. Loyola, 2005.

RUDIO, F. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. Petrópolis: Vozes, 1978.

RUIZ, J. A. Metodologia Científica. Guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1996.

SÁ, L.P. e QUEIROZ, S. L. Estudo de casos no ensino de química. Editora Átomo: Campinas, 2010 (2ª Edição).

SEVERINO, A. J. 2007. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. Cortez, 304p.

Universidade de São Paulo – Sistema Integrado de Bibliotecas. Diretrizes para a apresentação de dissertações e teses na USP: documento eletrônico e impresso. Partes I a IV. SIBI-USP: São Paulo, 2009, disponível em http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=52&Itemid=67&lang=pt-br (acesso em 04/02/2011)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico e impresso PARTE I (ABNT); Vânia Martins Bueno de Oliveira Funaro, coordenadora… [et al.]. 2ª ed. rev. ampl. São Paulo: Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, 2009. 102p. (Cadernos de Estudos; 9)

VARGAS, M. Metodologia da pesquisa tecnológica, Ed. Globo: Rio de Janeiro, 1985.

VILLANI, A. & PACCA, J.L.A. Como avaliar um Projeto de Pesquisa em Educação em Ciências? Investigações em Ensino de Ciências, 6(1), p. 2-27, 2001.

 

– Editoração e biblioteconomia

WILEY. Best Practice Guidelines on Publishing Ethics. A Publisher’s Perspective. 2 ed. 2014. Acessado em: 21/03/2018: https://authorservices.wiley.com/asset/Best-Practice-Guidelines-on-Publishing-Ethics-2ed.pdf

 

– Argumentação e retórica

PERELMAN C; OBRECHTS-TYTECA L. Tratado da argumentação: a nova retórica. Sao Paulo:Martins fontes, 1999.

STRUNK JR., W. & WHITE, E.B. 1999. The Elements of Style, 4th edition. Pearson Education Ltd. 105p.

VIANA, A. C. M. Roteiro de redação: lendo e argumentando. São Paulo: Scipione. 1998.

VOLPATO, G. L. O método lógico para redação científica. REV ELETRON DE COMUN INF INOV SAÚDE. jan-mar; 9(1), 2015.

 

– Gramática e léxico

Não houve resultados.

 

– Linguística textual

KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2001.

 

 – Perspectivas discursivas, históricas, filosóficas e críticas

VOLPATO, G.L. Ciência: da Filosofia à publicação. 3.ed. Jaboticabal: Funep. 2001. 216p.

 

– Produção de gêneros acadêmicos

BOOTH, V. Communicating in science: writing a scientific paper and speaking at scientific meetings. Cambridge, Cambridge University Press, 2000.

DAVIS, M. 1997. Scientific papers and presentations. Academic Press, 296p.

FARACO, C. A. e TEZZA, C. Prática de texto para estudantes universitários. Petrópolis, Editora Vozes, 2001.

GARCIA, O.M. 2007. Comunicação em prosa moderna. 26ª ed., FGV, 539p.

JOST, H. & BROD, J.A. 2005. Como redigir e ilustrar textos em Geociências. SBG, 93p.

MACHADO, A.R. (coord.); LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. S. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

MACHADO, A. R. Resenha. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

MESQUITA TC. Manual de elaboração e apresentação de trabalhos científicos. http://fa7.edu.br> disponivel em 10/mar/2014.

OLIVEIRA, J. R. S. e QUEIROZ, S. L. Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de química. Editora Átomo: Campinas, 2007.

Sabadini, A.A.Z.P.; Sampaio, M.I. C. e Koller, S.H. PUBLICAR EM PSICOLOGIA: Um Enfoque para a Revista Científica. São Paulo: Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia / Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2009. 216 p.

SILVA HC. O que é divulgação científica? Ciência & Ensino;2006; 1(1):53-59.

VOLPATO, G.L. 2010. Dicas para redação científica. 3ª ed., Cultura Acadêmica, 2010. 152p.

 

 – Técnicas e práticas de comunicação e de redação

BABIN, P.; KOULOUMDJIAN, M.F. Os novos modos de compreender: a geração audiovisual e do computador. Tradução Maria Cecília Oliveira. São Paulo: Paulinas, 1989.

BARRASS, R.N. 1991. Os cientistas precisam escrever guia de redação para cientistas, engenheiros e estudantes. 3ª ed. Tradução de Novaes, L. & Hegenberg, EDUSP, 218p.

GIACOMANTONIO, M. O ensino através dos audiovisuais. São Paulo: EDUSP, 1981.

HASBANI, G. Fazendo excelentes apresentações. São Paulo, Market Books, 2001.

MEDEIROS, J. B. Redação Científica. São Paulo: Atlas, 6ª Edição, 2004.

 

 – Ensino e aprendizagem de leitura e escrita na escola

FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão. Oficina de texto. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

FIORIN, J.L. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática. 1992.

ILARI, Rodolfo. Introdução à Semântica: brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2001.

ILARI, Rodolfo. Introdução ao estudo do léxico: brincando com as palavras. São Paulo: Contexto, 2002.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 4.ed. Campinas: Pontes, 1995.

KOCH, I. G. V. e ELIAS, V.M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2ª ed. São Paulo, Contexto. 2009.

LIBERATO, Yara; FULGÊNCIO, Lúcia. É possível facilitar a leitura: um guia para escrever claro. São Paulo: Contexto, 2007.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2000.

SAVIOLI, F.P. E FIORIN, J. L. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 17a. ed

SERAFINI, Maria Tereza. Como escrever textos. 5.ed. São Paulo: Globo, 1992.

 

[1] O conjunto dos Programas das Disciplinas de que são provenientes as referências aqui categorizadas está disponível no site do ProAcad.