Princípios
* Ampliar possibilidades de aproveitamento e fruição da vida acadêmica.
* Criar condições favorecedoras da progressiva integração dos(as) estudantes da Feusp na cultura universitária e da aquisição das práticas acadêmicas características do campo da Educação.
Objetivos
* Instituir práticas acadêmicas que favoreçam a consolidação de autonomia acadêmica pelos(as) alunos(as) ingressantes, no que se refere em especial à leitura de textos e às formas de escrita próprias ao letramento acadêmico.
* Fomentar ações de formação (oferecimento de disciplinas na graduação e pós-graduação, minicursos, oficinas, oferta de materiais didático/pedagógicos, de dispositivos on-line digital e outras), que possibilitem a apropriação de práticas de fala, escuta, leitura e escrita acadêmicas, próprias às diferentes áreas e disciplinas que compõem o curso de Pedagogia e o campo da Educação.
* Orientar docentes e estudantes sobre os recursos da/na USP que possam contribuir para seu desenvolvimento acadêmico e cultural.
Ações previstas
* Consolidar instrumentos de caracterização do perfil dos/as estudantes e/ou das turmas, em seu primeiro ano na universidade ou curso de licenciatura, nos cursos da Faculdade de Educação;
* Propor e acompanhar ações de tutoria a serem realizadas por docentes e pesquisadores em nível de pós-graduação e de pós-doutorado para o acolhimento de estudantes ingressantes em nível de graduação, pós-graduação e os oriundos de intercâmbio, continuamente;
* Realizar encontro semestral com os(as) docentes ministrantes de disciplinas do primeiro ano do curso de Pedagogia para o estabelecimento de propostas de ação formativa em práticas de letramento acadêmico próprias de cada uma das disciplinas introdutórias do curso;
* Contribuir para a construção de acordos mínimos, entre docentes, sobre práticas de leitura e de exercícios de produção escrita para iniciar os alunos em algumas das rotinas e exigências da formação universitária e da produção acadêmica, consideradas as especificidades de cada área de conhecimento que compõe os cursos de Licenciatura e de Pós-Graduação;
* Fomentar a oferta de oficinas e minicursos sobre estratégias de estudo e estilos de aprendizagem;
* Incentivar a realização de cursos de extensão, por docentes, bem como de cursos específicos, por setores da Feusp, como bibliotecas e laboratórios, em colaboração entre si e/ou com outras unidades, que se destinem ao estudo e ao ensino de algumas técnicas e práticas da leitura ou da produção de textos acadêmicos;
* Estimular a participação dos(as) estudantes em atividades ofertadas em outras unidades em que são desenvolvidas ações de formação para a leitura e a escrita acadêmicas;
* Partilhar a organização de eventos (como jornadas, encontros, colóquios, seminários ou workshops) para tratar de temas relacionados à participação na cultura universitária e ao desenvolvimento de práticas de letramento acadêmico;
* Impulsionar e promover o (re)conhecimento da universidade como espaço de aprendizagem (com realização de atividades em colaboração com museus, teatros, cinemas, bibliotecas etc.);
* Incentivar os(as) estudantes ingressantes do curso de Pedagogia a aproveitarem as atividades de estudos independentes dos 1º e 2º semestres do curso em espaços e atividades de formação para a leitura e a escrita oferecidas em diferentes unidades e setores da USP e de outras instituições;
* Promover discussões para a concepção, elaboração e reconfiguração de disciplinas ofertadas na Feusp (de modo condensado ou não; em horários regulares ou alternativos; em parceria entre docentes) que possam contribuir para o desenvolvimento das práticas de leitura e escrita dos(as) estudantes;
* Estimular a criação e oferta de disciplina optativa sobre leitura e produção de textos que contemple os objetivos propostos pelo GT Autonomia Acadêmica;
* Realizar, em parceria com o Centro Acadêmico Professor Paulo Freire, atividades de recepção de calouros em que docentes (e/ou doutorandos(as), e/ou pós-doutorandos(as)) apresentem suas relações com a leitura e a escrita em seus processos de inserção na cultura acadêmica;
* Criar formas e práticas de divulgação de informações para os alunos a respeito da diversidade de experiências culturais e formativas oferecidas pela vida universitária no âmbito da USP; concretamente, no caso da Feusp, produzir materiais de divulgação que sistematizem as inúmeras iniciativas desenvolvidas pelos diversos docentes e grupos de
cultura, de estudos e de pesquisa, e incentivo de ações que estes possam desenvolver junto aos alunos ingressantes;
* Promover parcerias com vistas a criar aplicativo e espaço no site da Feusp para notificar estudantes sobre atividades e ações de formação para práticas de leitura e escrita acadêmicas, ou de integração mais ampla à cultura universitária;
* Realizar curadoria de material disponível na web para transmissão complementar de conteúdos importantes para o desenvolvimento da autonomia acadêmica.
contato: autacadfe@usp.br