O Programa de Doutorado em Patologia tem como objetivo formar pesquisadores e docentes capazes de produzir avanços nas diferentes interfaces que o estudo das doenças proporciona, valorizando o ingresso de estudantes de diferentes áreas do conhecimento para realizarem seus doutorados sob a orientação dos professores em suas linhas de pesquisa, incentivando a interdisciplinaridade capaz de gerar novos conhecimentos, valorizando e incentivando a relação orientador-estudante.
O Programa de Doutorado em Patologia tem como objetivo formar pesquisadores e docentes capazes de produzir avanços nas diferentes interfaces que o estudo das doenças proporciona, valorizando o
ingresso de estudantes de diferentes áreas do conhecimento para realizarem seus doutorados sob a orientação dos professores em suas linhas de pesquisa, incentivando a interdisciplinaridade capaz de gerar novos conhecimentos, valorizando e incentivando a relação orientador-estudante.
É um programa consolidado, com linhas de pesquisa abrangentes e uma oferta de disciplinas muito diversificada, englobando diversas áreas do conhecimento. Tem formado grande número de doutores ao longo de vários anos, desde 1975. Tem uma área de concentração e dez linhas de pesquisa:
1 – Avaliação de técnicas e estratégias educacionais;
2 – Patogênese e imunopatologia de doenças transmissíveis específicas;
3 – Desenvolvimento de novas técnicas de gestão e modelagem da informação;
4 – Avaliação de morbidade e mortalidade decorrentes da poluição ambiental;
5 – Alterações funcionais, histopatológicas e moleculares dos processos oncogênicos;
6 – Avaliação de novas terapêuticas ou procedimentos de intervenção em processos patológicos;
7 – Determinação das alterações bioquímicas, celulares e histológicas de processos patológicos crônicos ou agudos;
8 – Determinação das alterações bioquímicas, celulares e histopatológicas em modelos experimentais de processos patológicos;
9 – Citogenômica – Arquitetura Genômica e implicações para o fenótipo clínico;
10 – Investigação do Metiloma – Estudo das regiões metiladas do genoma e construção de perfil de metilação.
O Programa dispõe de excelente infraestrutura para pesquisa e formação de recursos humanos. Conta com laboratórios e metodologias variadas, equipamentos sofisticados e um complexo hospitalar de reconhecida excelência, além de recursos de informática e biblioteca.
Vídeo de Apresentação do Programa de Pós-Graduação em Patologia